Mudança de comportamento, conjunto de métodos psicológicos para o tratamento de distúrbios de adaptação e modificação dos estilos de comportamento observáveis.
Dois tipos de investigação ajudaram a determinar o campo de modificações de comportamento: a generalização dos princípios do condicionamento de Pavlov aos problemas clínicos (como a enurese noturna e o alcoolismo) e a aplicação do condicionamento instrumental de Skinner à educação e tratamento das crianças deficientes e doentes psiquiátricos. No início da década de 1960, a mudança de comportamento passou a ser uma especialidade aplicada da psicologia em seus dois ramos: terapia do comportamento e análise aplicada.
Tecnicas de Modificação de Comportamento
As técnicas mais utilizadas em mudança de comportamento adquiriram nomes específicos: dessensibilização sistemática, terapia aversiva e bio-feedback (“realimentação”). A dessensibilização sistemática trata dos distúrbios com origem conhecida, como as fobias. A terapia aversiva é empregada para eliminar hábitos perniciosos. Por último, o bio-feedback é usado no tratamento de alterações comportamentais que têm uma base física. A terapia do comportamento interessa-se, exclusivamente, pelas alterações comportamentais propriamente ditas, sem procurar conhecer suas causas. Por esta razão, no campo da psicologia, são muitos os que a repelem.
Autoria: Hyppolito Rubianes de Barros