O berílio é um dos metais mais leves, apresentando uma cor cinza semelhante à do aço. Ele pode ser encontrado em trinta diferentes minerais, dentre os quais os mais importantes são a bertrandita (hidrossilicato de berílio), o berilo e o crisoberilo. Em temperatura ambiente, é resistente à oxidação pelo ar.
Puro, esse mineral é um silicato de berílio-alumínio, que aparece nas formas de água-marinha e de esmeralda.
É produzido pela redução do fluoreto de berílio com magnésio metálico a altas temperaturas. Também podeser obtido pela eletrólise da mistura fundida do cloreto de berílio. As combinações mais importantes são: hidróxido de berílio (Be(OH)), óxido de berílio (BeO), cloreto de berílio (BeCl2) e nitrato de berílio (Be(NO3)2).
Aplicações: O berílio, quando associado ao cobre (ligas de cobre-berílio), é utilizado na produção de molas, de contatos elétricos, de eletrodos de soldas, de materiais que vão compor partes de veículos aeroespaciais e de satélites e de armas automáticas de rápido acionamento. Também é usado para a produção de giroscópios e de componentes eletroeletrônicos.
O óxido de berílio é empregado na construção de Nome do elemento: Beryllium. Berílio reatores nucleares e em cerâmicas especiais.
A transparência do berílio aos raios X torna-o um material útil para janelas de detetores de radiação.
Origem do nome: Do grego bérullos: gema de cor verde-mar = berilo, uma pedra preciosa
Descobridor: O químico francês Nicholas Louis Vauquelin (1763-1829), que descobriu a primeira combinação desse elemento.
Métodos de obtenção: O metal foi isolado pelo químico alemão Friederich Wohler (1800-1882) e pelo químico e farmacêutico francês Antoine Bussy (1794-1882), em 1828, por meio da reação do potássio com o cloreto de berílio.
- Ano de descoberta: 1798
- Número atômico (Z): 4
- Massa atômica: 9,0122
- Família: 2
- Configuração eletrônica: [He]2S2
- Raio atômico: 105 pm
- Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
- TE (substância simples): 2469°C
- TF (substância simples): 1287 °C