Elementos Químicos

Césio (Cs)

O césio é um metal alcalino branco-prateado, macio, que se torna líquido a uma temperatura baixa em relação à dos outros metais. Reage explosivamente com a água, formando hidróxido de césio e liberando hidrogênio molecular. O hidróxido de césio é uma base forte capaz de corroer o vidro.

O césio encontra-se distribuído em pequenas quantidades por toda a crosta terrestre em rochas sedimentares, em granitos, na água do mar e em águas minerais.

Foi o primeiro elemento descoberto por meio da espectrometria em uma amostra de água mineral encontrada na Alemanha. Seu espectro apresenta duas linhas azuis brilhantes e outras linhas vermelhas, amarelas e verdes.

O césio não é encontrado na natureza em sua forma metálica, mas combinado a outros elementos. Pode ser isolado por eletrólise do cianeto de césio fundido ou por meio da decomposição térmica da azida de césio, da qual é obtida a sua forma gasosa com elevada pureza.

As maiores concentrações de césio estão nos minerais de potássio, como a mica, o berilo, o feldspato ou a petalite. Além desses, a biotite, a amazonite e a lepidolite também contêm vestígios do metal.

As principais substâncias que contêm césio são o carbonato de césio (Cs2C03) e o cloreto de césio (CsCI).

Relógio Atômico
O relógio atômico usa o césio como elemento de medida do tempo.

Aplicações

Por causa de sua facilidade de se ionizar ao ser exposto à luz, o césio metálico é usado em células fotoelétricas e em detectores infravermelhos. Também é utilizado em propulsores de íons para naves espaciais e como catalisador na hidrogenação de compostos orgânicos.

O hidróxido de césio é empregado na fabricação de baterias alcalinas; o carbonato está presente em vidros especiais.

Isótopos radioativos são empregados no tratamento de alguns tipos de câncer, mas devem ser manuseados com cuidado. Em 1987, centenas de pessoas foram contaminadas por radioatividade, em Goiânia (GO), pelo isótopo césio-137.

Lixo Nuclear
Lixo nuclear resultante de acidente com césio-137.

Nome do elemento: Caesium. Césio
Origem do nome: Do latim caesius: céu azul.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico alemão Robert Bunsen (1811-1899) e pelo físico também alemão Gustav Kirchhoff (1824-1887).
Ano de descoberta: 1860
Número atômico (Z): 55
Massa atômica (A): 132,9055
Família: 1
Período: 6
Configuração eletrônica: [Xe]6s’
Raio atômico: 260 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 671 °C
TF (substância simples): 28,44 °C