Elementos Químicos

Cobalto (Co)

A presença do cobalto foi detectada em joias e peças de cerâmicas egípcias, persas e chinesas na Antiguidade. O cobalto apresenta uma coloração branco-prateada, com algumas nuanças azuladas. É um metal duro e quebradiço, parecido com o ferro, encontrado em algumas estrelas e meteoritos.

O cobalto metálico pode ser inflamável. Os seus compostos devem ser manipulados com cuidado, pois têm alguma toxicidade.

O metal é extraído de minerais e obtido principalmente como subproduto do níquel, da prata, do chumbo, do cobre e do ferro. Aparece em minerais como a cobaltita, a eritrina, a cobaltocalcita e a skutterudita. Pode ser encontrado também no solo e na água do mar e como parte de substâncias para o metabolismo animal, como é o caso da vitamina B12.

As principais substâncias que contêm cobalto são o oxido misto de cobalto II, III (Co304) e o cloreto de cobalto II hexa-hidratado (CoCI2 • 6H20).

Aplicações

O cobalto é empregado na produção de ligas magnéticas. Com o níquel, o alumínio, o manganês e o silício, forma uma liga, que é usada em ímãs de grande fluxo magnético. Já com o crômio e com o tungstênio, forma uma liga empregada na fabricação de peças de precisão e de ferramentas de corte.

Também é empregado em ligas para odontologia e como matéria-prima na indústria de cerâmica.

O sulfato de cobalto II é usado em processos de galvanoplastia, por causa da sua resistência à oxidação, e como fertilizante para pastagens.

Na forma de sais, o cobalto pode ser empregado na produção de catalisadores para refino de petróleo.

A solução do cloreto pode ser utilizada como tinta.

O Co-60 é fonte de radiação gama, sendo usado em radioterapia e para destruir bactérias em alimentos.

Prato de Porcelana

Os sais de cobalto são empregados para colorir, de azul, porcelanas, vidros, azulejos e esmaltes. Na foto, porcelanas pintadas com um pigmento feito com oxido de cobalto e substâncias iridescentes. Depois de pintados, os objetos recebem uma camada de verniz transparente antes de irem para o forno a uma temperatura de 1300 °C. Esse tipo de porcelana— caracterizada pela boa combinação entre o fundo branco e os brilhantes desenhos em azul – teve sua produção iniciada na dinastia Yuan (1279-1368), China.

Radioterapia
A radioterapia com Co-60 foi usada pela primeira vez em 1951. Na imagem, câmara de aplicação de radioterapia.

Nome do elemento: Cobaltum. Cobalto
Origem do nome: Do alemão kobafc duende ou espírito mau.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico sueco GeorgBrandt (1694-1768).
Ano de descoberta: 1735
Número atômico (Z): 27
Massa atômica: 58,9332
Família: 9
Período: 4
Configuração eletrônica: [Ar]3d74s2
Raio atômico: 135 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 2927 °C
TF (substância simples): 1 495 °C