Elementos Químicos

Escândio (Sc)

A existência do escândio foi prevista pelo químico russo Dimitri Ivanovitch Mendeleev (1834-1907), em 1869, antes de sua descoberta oficial, em 1879.

É um metal de baixa densidade, de cor prata e não há registro de que seja tóxico.

O escândio metálico foi obtido pela primeira vez na década de 1930, a partir da eletrólise de uma mistura de cloretos de potássio, lítio e escândio em fusão. Atualmente, pode ser produzido por meio da redução do fluoreto de escândio com cálcio metálico.

Também é possível obter o escândio por meio do processamento de minérios de urânio que contenham pequenas concentrações desse elemento e a partir da davidita, um mineral encontrado na Austrália que também contém titanato de ferro.

Suas propriedades são parecidas com as do ítrio, do actínio e dos lantanídios. É mais abundante no Sol e em algumas estrelas do que na Terra, onde aparece espalhado em outros minerais. Pode ser encontrado entre os resíduos da wolframita, após a extração do tungstênio.

A thortveitita é a principal fonte de escândio.

Escândio
Escândio

Aplicações

Por causa da alta reatividade do metal e do seu alto custo, são poucos os usos do escândio e de seus compostos. As aplicações do escândio estão relacionadas com a indústria metalúrgica. Com o alumínio, o escândio forma ligas de baixa densidade e bastante resistentes, usadas em estruturas aeroespaciais e em equipamentos esportivos.

O iodeto de escândio (Scl3), ao ser adicionado ao vapor de mercúrio de lâmpadas, torna a luz semelhante à luz solar.

O oxido de escândio (Sc203) é utilizado em alguns tipos de lâmpadas

Lâmpadas
Lâmpada que utilizam escândio.

Nome do elemento: Scandium. Escândio
Origem do nome: Do latim scandia, do topônimo Scandía: região do Norte da Europa, que os antigos julgaram ser uma ilha que corresponderia à moderna Escandinávia.
Descobridor: Foi descoberto pelo cientista escandinavo Lars Fredrik Nilson (1840-1899), que deu o nome ao elemento químico em homenagem à região em que nasceu.
Ano de descoberta: 1879
Número atômico (Z): 21
Massa atômica: 44,9559
Família: 3
Período: 4
Configuração eletrônica: [Ar].3d14s2
Raio atômico: 160 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 2830 °C
TF (substância simples): 1 541 °C