Elementos Químicos

Fósforo (P)

O fósforo não é encontrado livre na natureza, mas na forma de fosfatos, principalmente. Pode ser extraído dos fosfatos de metais alcalino-terrosos, que são encontrados em depósitos de rochas de minerais como a clorapatita, a fluorapatita e a vivianita.

Nos organismos vivos, a presença desse elemento é importante, pois atua como suporte dos compostos de cálcio. É encontrado sob a forma de fosfato de cálcio nos ossos e nos dentes, de ésteres ortofosfóricos, associados aos ossos, e de ésteres difosfóricos, que fazem parte da reserva genética dos seres vivos.

Um dos processos de obtenção do fósforo é o aquecimento do fosfato na presença de sílica e carbono.

As principais substâncias que contêm fósforo são o hidreto de fósforo (PH3); o pentóxido de fósforo (P205); o ácido ortofosfórico (H3P04); o ácido fosforoso (H3P03); o ortofosfato de cálcio (Ca3(P04)2).

Aplicações

Fósforo Branco
Representação ilustrada da molécula de fósforo branco

O fósforo, assim como suas substâncias, apresenta uma grande variedade de aplicações. Além de ser usado na fabricação dos palitos de fósforo, é empregado, por exemplo, na indústria farmacêutica, para produzir reconstituintes e fixadores de cálcio.

O fósforo possui duas formas alotrópicas: o fósforo branco e o fósforo vermelho. O fósforo branco já foi empregado na produção de inseticidas e raticidas, mas, por causa de seu alto poder tóxico, foi substituído.

Palito de Fósforo
Palitos de fósforo.

Os compostos fosforados são usados como aditivos de gasolina e na produção de plásticos e detergentes. Na indústria metalúrgica, serve para formar ligas metálicas, como o bronze fosforoso. Na forma de fosfatos de potássio amônio, é empregado em fertilizantes. O trifosfato de sódio é usado na prevenção de corrosões em tubulações e caldeiras.

Fósforo Vermelho
Representação ilustrada da molécula de fósforo vermelho.

 

Nome do elemento: Phosphorus. Fósforo
Origem do nome: Do grego phosphóros: o que dá ou anuncia a luz.
Descobridor: Foi descoberto pelo médico, alquimista e inventor alemão Hennig Brand (c. 1630-c. 1710), na Alemanha.
Ano de descoberta: 1669
Número atômico (Z): 15
Massa atômica: 30,9738
Família: 15
Período: 3
Configuração eletrônica: [Ne]3s23p3
Raio atômico: 100 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 277 °C
TF (substância simples): 44,2 °C

Veja também: Ciclo do Fósforo