Elementos Químicos

Hidrogênio

Foi o alquimista Theophrastus Bombastus von Hohenheim, conhecido como Paracelsus que na manipulação de vários metais ácidos acabou produzindo um ar explosivo onde ele ignorava inocentemente que fosse um elemento químico.

Agora no ano de 1766 foi que o químico Henry Cavendish acabou identificando este gás como uma substância química individual mas foi Lavoisier que nomeou como Hidrogênio, o elemento a partir do ano de 1783, e então descobriu também posteriormente a fórmula da água. Esse é o elemento considerado mais abundante de todo o universo, mas na crosta terrestre ao natural é difícil encontrar o gás H2 sozinho.

Como é obtido o hidrogênio?

O hidrogênio é obtido a partir da eletrólise, com reações de metais com ácidos, reações de carvão ou ainda hidrocarbonetos, com vapor de água e a alta temperatura.

Símbolo do hidrogênioO hidrogênio ainda é um elemento bastante simples, constituído apenas de um núcleo que contém próton com um elétron orbitando na sua volta, um elementos que é descrito como fundamental. Além do deutério, este que é um isótopo de hidrogênio que contém em seu núcleo próton e um nêutron, em sua órbita tendo um elétron.

O deutério do hidrogênio é de grande utilidade para a indústria nuclear, sendo que a sua diferença do isótopo mais abundante ocorre apenas na presença de um outro nêutron em seu núcleo.

Existe ainda o trítio, este que é um outro isótopo de hidrogênio que contém no seu núcleo, um próton e dois nêutrons. Toda a interação dos átomos de hidrogênio na vida humana é de uma grande importância, analisando a fórmula da água, o que é uma substância fundamental para a sobrevivência de toda a humanidade, e existem ainda dois átomos de hidrogênio para um átomo de oxigênio.

O hidrogênio é um elemento que vem sendo testado na produção de combustível de energia limpa. Com isto a energia termonuclear é obtida a partir da colisão e da fusão de núcleos de hidrogênio, deutério e ainda trítio, podendo obter outros elementos como o Hélio com suas colisões diferenciadas. Desta forma é possível se liberar grandes quantidades de energia, com fontes de abastecimento natural.

Por: Gabriele Ferreira

Veja também: