Elementos Químicos

Índio – Elemento Químico In

O índio é um metal prateado e brilhante. Apresenta alta densidade e aparece em baixa concentração em minérios. É considerado um elemento não-tóxico.

Não é encontrado na natureza em sua forma metálica, aparecendo, em geral, associado a outros minérios junto com o zinco, o estanho, o ferro, o chumbo e o cobre. Normalmente, é encontrado em minas de zinco e obtido como subproduto na extração de minerais de zinco e chumbo por meio da eletrólise.

O índio também pode ser obtido no tratamento de resíduos industriais.

Os minerais de índio mais importantes são a indita e a requesita, que, no entanto, não são empregadas para produção do metal.

A principal substância que contém índio é o cloreto de índio (lnCI3).

Célula fotoelétrica
Célula fotoelétrica

Aplicações

O índio é usado na indústria automobilística para melhorar as propriedades do aço usado nas carrocerias. Foi usado durante a Segunda Guerra Mundial como revestimento em motores de aviões e, atualmente, películas de óxido de índio e estanho são empregadas em telas de cristais líquidos.

É usado na fabricação de dispositivos semicondutores, como transistores, diodos e retificadores de painéis eletroluminescentes, e em processos de galvanização.

As ligas de índio-estanho, índio-chumbo-prata e índio-cobre-prata são usadas em soldas e na indústria eletrônica. Emprega-se, ainda, o índio na fabricação de espelhos – mais resistentes à corrosão dos que os feitos de prata – e de células fotoelétricas.

O isótopo radioativo índio-111 é empregado na medicina nuclear.

Espelhos
Espelhos feitos com metal o índio.

Nome do elemento: Indium. índio
Origem do nome: Nome derivado da linha de cor índigo do espectro atômico
Descobridor: Foi descoberto pelos químicos alemães Ferdinand Reich (1799-1882) e Hieronymus Theodor Richter (1824-1898).
Ano de descoberta: 1863
Número atômico (Z): 49
Massa atômica (A): 114,8180
Família: 13
Período: 5
Configuração eletrônica: [Kr]4d’°5s25p’
Raio atômico: 155 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 2072 °C
TF (substância simples): 156,6 °C

Autoria: Gutto Santos de Meneses