Elementos Químicos

Iodo (I)

O iodo é um halogênio sólido nas condições ambientes e de cor azul-escura.

Está presente em abundância na natureza, principalmente na forma de iodetos e iodatos. Encontra-se em rochas, nos solos com nitratos, em depósitos de salmoura, na água do mar – na forma de iodeto de sódio – e em compostos petrolíferos – como iodeto de potássio.

Foi descoberto de maneira acidental durante o processo de produção de carbonato de sódio, como resultado do excesso de ácido sulfúrico adicionado a cinzas de algas marinhas, as quais concentram grande quantidade de iodo. Esse halogênio também aparece em tecidos orgânicos de animais e de vegetais e é necessário ao metabolismo humano, pois está presente nos hormônios produzidos pela glândula tireoide. Apesar de essencial para a vida humana, tanto a falta quanto o excesso de iodo no organismo podem causar problemas de saúde.

O iodo não é solúvel em água, mas em etanol e em outros solventes orgânicos, como o dissulfeto de carbono, o tetracloreto de carbono e o clorofórmio, e, quando aquecido, pode sublimar, produzindo vapor de iodo de cor violeta.

O iodo puro pode ser produzido pela reação do iodeto de potássio com o sulfato de cobre. Comercialmente,

porém, é obtido pela ação do cloro gasoso na água do mar, oxidando o iodeto nela presente.

Poucos minerais são constituídos pelo iodo, sendo os principais a lautarite e o iodato de cálcio, encontrados em nitratos do Chile.

Dentre as substâncias que contêm iodo, as principais são o iodeto de potássio (Kl) e o iodeto de hidrogênio (Hl).

Algas Marinhas
Algas marinhas são ricas em iodo.

Aplicações

O iodo é usado em fluídos de corte para máquinas de usinagem e como matéria-prima na metalurgia do titânio, do zircônio e de outros metais. Lâmpadas halógenas e óleos de corte para máquinas contêm iodo.

O iodo é empregado também como meio de contraste em raios X, como pigmentos de coloração violeta, na fabricação de reagentes orgânicos e em laboratórios de análise.

O iodo e alguns iodetos são empregados como catalisadores na desidrogenação do butano e do buteno, na formação do butadieno e na produção de polímeros. O iodeto de potássio é usado na fabricação de filmes fotográficos de alta resolução.

O iodo é um elemento fundamental para os seres vivos. A mistura de iodeto de potássio, iodeto de sódio e iodato de sódio é adotada como suprimento na alimentação do gado. No ser humano, a produção dos hormônios tirxina e tri-iodo-tironina pela glândula tireoide depende da ingestão de iodo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças com menos de 5 anos ingiram pelo menos 100 microgramas/dia de iodo; escolares de até 14 anos, de 120 a 150 microgramas/dia; e mulheres grávidas ou em período de lactação, 200 microgramas/dia.

A falta de iodo provoca o bócio – hipertrofia da glândula tireoide – e o hipotiroidismo.

Seu excesso também é prejudicial, podendo causar o hipertiroidismo.

Os sais de iodo também são empregados como medicamentos no tratamento de afecções como arteriosclerose, hipertensão arterial, sífilis, enfisemas, bronquite crônica e artrite.

O isótopo iodo-131 é um emissor de radiação beta usado em tratamento de câncer por radioterapia.

Alguns dos compostos de iodo constituem medicamentos, como o iodeto de potássio, usado para impedir a absorção de material radioativo pelo organismo em pessoas expostas à radioatividade.

A tintura de iodo, uma solução de iodo em álcool, foi durante muito tempo aplicada como desinfetante em ferimentos, contudo, estudos recentes mostraram que seu uso retardava o restabelecimento dos tecidos. Ela também é utilizada como purificadora de água.

Frutos do Mar
O iodo pode ser encontrado em frutos do mar.
Gas Iodine
Gás iodine solidificando-se.

Nome do elemento: lodum. lodo
Origem do nome: Do grego iódes: violeta.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico francês Bernard Courtois (1777-1838).
Ano de descoberta: 1811
Número atômico (Z): 53
Massa atômica (A): 126,9045
Família: 17
Período: 5
Configuração eletrônica: [Kr]4d105s25p5
Raio atômico: 140 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 184,3 °C
TF (substância simples): 113,7 °C