O irídio é um metal branco-amarelado, duro e de alta densidade. É muito resistente à corrosão e quimicamente inerte. Na forma metálica, não é atacado por nenhum ácido. Pulverizado, pode ser oxidado por água-régia.
Seu nome, arco-íris, é uma alusão às cores de seus compostos.
O irídio é semelhante à platina e é encontrado na natureza associado a ela e a outros metais similares.
Comercialmente, substâncias de irídio são obtidas da iridosmina, como subproduto da produção da platina. Também podem ser obtidas como subproduto da mineração do níquel ou do cobre. É encontrado em pequenas quantidades em meteoritos e em minerais como a iridosmina, o platinirídio e aurosmirídio.
Aplicações
O irídio é empregado principalmente na fabricação de ligas de platina, que são duras e resistentes à corrosão. Essas ligas são usadas na fabricação de cadinhos (recipientes que resistem a altas temperaturas), equipamentos cirúrgicos e joias.
O irídio também é usado na fabricação de componentes eletrônicos, de materiais resistentes às altas temperaturas, de velas de ignição, de telefones e de óculos. Como catalisador é usado na carbonilação do metanol, o que produz o ácido acético. O isótopo irídio-182 radioativo é utilizado em equipamentos de radiografia como fonte de raios gama.
Nome do elemento: Iridium. Irídio
Origem do nome: Do latim íris: arco-íris.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico inglês Smithson Tennant (1761 -1815).
Ano de descoberta: 1803
Número atômico (Z): 77
Massa atômica (A): 192,2170
Família: 9
Período: 6
Configuração eletrônica: [Xe]4f145d76s2
Raio atômico: 135 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 4428 °C
TF (substância simples): 2466 °C