Elementos Químicos

Magnésio (Mg)

O magnésio está presente na clorofila e é um elemento importante para a vida vegetal e animal. Não é encontrado na natureza em sua forma metálica, mas pode ser encontrado em grande quantidade no mar na forma de cloreto de magnésio.

Normalmente, é obtido por meio de dois métodos: pela eletrólise do cloreto de magnésio fundido (MgCI2), obtido da água de poços ou do mar, e pela redução direta de seu minério com um agente redutor adequado.

Os compostos de magnésio em geral são atóxicos. As substâncias mais importantes de magnésio são o oxido de magnésio (MgO); o carbonato de magnésio, ou magnesita (MgCO3); o carbonato duplo de cálcio e magnésio ([MgCa(CO3)2]), que é chamado de dolomita; o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2); o sulfato de magnésio (MgSO4); o cloreto de magnésio (MgCI2).

Aplicações

Leite Magnesia
Leite Magnésia

É preciso ter alguns cuidados para evitar a combustão do magnésio pelo aquecimento, principalmente se estiver pulverizado. A queima de magnésio provoca uma chama intensa.

Nesse caso, é preciso usar um extintor de pó seco ou areia e evitar extintores com água, uma vez que o magnésio reage exotermicamente com ela.

O magnésio é um dos metais mais importantes e pode ser usado como agente de redução na produção de outros metais. Por ser menos denso que o alumínio, suas ligas podem ser empregadas na fabricação de automóveis e de aviões.

É também utilizado como medicamento em compostos como cloretos, sulfatos e citratos.

Muitas de suas substâncias são bastante conhecidas e empregadas popularmente: o hidróxido de magnésio, por exemplo, conhecido como leite de magnésia, tem efeito antiácido; o carbonato de magnésio em pó ajuda a eliminar o suor, sendo por isso usado por atletas, além de servir de isolante térmico.

O magnésio é empregado na fabricação de explosivos, em pirotecnia e em flashes fotográficos descartáveis. Na indústria têxtil, é usado o sulfato de magnésio para curtir couros e fixar cores. O mesmo sulfato pode ser componente de cimentos resistentes à água e ao fogo.

Magnésio MgNome do elemento: Magnesium. Magnésio
Origem do nome
: Nome derivado do grego Magnésia, uma cidade na região da Tessália, na Grécia.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico, físico e médico britânico Joseph Black (1728-1799), na Inglaterra, em 1755, e isolado pelo químico e farmacêutico francês Antoine A. B. Bussy (1794-1882) e pelo químico Sir Humphry Davy (1778-1829), em 1808.
Ano de descoberta: 1755
Número atômico (Z): 12
Massa atômica: 24,3050
Família: 2
Período: 3
Configuração eletrônica:[Ne]3s2
Raio atômico: 150 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 1 090 °C
TF (substância simples): 650 °C