O manganês tem coloração cinza-clara, é parecido com o ferro, porém mais duro e quebradiço, e quimicamente ativo, uma vez que está sujeito à corrosão pelo ar úmido.
Seus minerais são fontes importantes de manganês e os mais comuns são a pirolusita, a psilomelanita e a rodocrosita. O manganês é um elemento tóxico e, quando inalado em grande quantidade, pode provocar problemas nos sistemas nervoso e respiratório.
O metal é obtido por meio da redução dos óxidos com alumínio, magnésio ou sódio e também pela eletrólise do sulfato de manganês. Chega-se ao ferromanganês por meio da redução dos óxidos de ferro e manganês com o carbono.
As principais substâncias que contêm manganês são o oxido de manganês IV ou dióxido de manganês (Mn02); o sulfato de manganês II (MnSO4); e o permanganato de potássio (KMnO4).
Aplicações
De cor violeta-escura, o manganês tem propriedades oxidantes e desinfetantes. É elemento de liga do aço e de aços inoxidáveis, e com o alumínio e o antimônio forma material ferromagnético.
Alguns compostos, como o dióxido de manganês, são conhecidos e usados desde a Antiguidade. Especialistas acreditam que o aço produzido por algumas civilizações era mais duro por causa da presença do manganês.
O dióxido de manganês é empregado como despolarizador em pilhas secas. É usado também para descolorir vidros e na produção de oxigênio e cloro.
A maior parte da produção de manganês é utilizada na indústria metalúrgica e para a obtenção do ferromanganês. O sulfato de manganês é usado como fertilizante.
Nome do elemento: Manganun. Manganês
Origem do nome: Do latim magnes: ímã, por causa das propriedades magnéticas do oxido.
Descobridor: Foi descoberto pelo químico sueco Johann Gahn (1745-1818) por meio da redução com dióxido de carbono.
Ano de descoberta: 1774
Número atômico (Z): 25
Massa atômica: 54,9380
Família: 7
Período: 4
Configuração eletrônica: [Ar]3d54s2
Raio atômico: 140 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 2061 °C
TF (substância simples): 1 246 °C