O sódio é, basicamente, obtido, com pureza de 99,95%, pela eletrólise do cloreto de sódio fundido. É um dos metais mais baratos e pode ser transportado em tanques, cilindros ou latas metálicas bem fechadas em atmosfera de nitrogênio gasoso. É um metal macio que, em contato com água, pode provocar uma reação explosiva: reage exotermicamente com formação de hidróxido de sódio e liberação de hidrogênio, que pode sofrer ignição por causa do calor liberado na reação.
As principais substâncias de sódio são o cloreto de sódio, ou sal de cozinha (NaCI), o nitrato de sódio (NaN03), o carbonato de sódio (Na2C03), o hidrogenocarbonato de sódio, ou bicarbonato de sódio (NaHC03), o hidróxido de sódio, ou soda cáustica (NaOH), que apresenta propriedades corrosivas, e o sulfato de sódio (Na2S04).
O cloreto de sódio é solúvel em água e encontra-se em estado natural nas salinas, onde é obtido por cristalização da água do mar. Sua purificação é feita por recristalização.
O cloreto de sódio, usado como conservante e condimento na alimentação, é ponto de partida de quase todas as demais substâncias de sódio.
O hidróxido de sódio, ou soda cáustica, forma cristais brancos opacos e pode ser dissolvido em água na proporção de um quilograma por litro, a temperatura ambiente.
Pode ser obtido em grande escala por eletrólise de soluções aquosas de cloreto de sódio, da qual o produto final é uma solução de soda cáustica.
O sulfato de sódio é um produto secundário em alguns processos químicos, como o da obtenção de ácido clorídrico.
O nitrato de sódio forma cristais romboédricos brancos que são facilmente solúveis em água. Encontra-se em jazidas, principalmente no Chile, e por isso também é conhecido como salitre-do-chile. É utilizado como adubo.
O carbonato de sódio, quando se dissolve em água, libera calor. Pode ser obtido a partir do sal comum por meio do processo químico Solvay.
Aplicações
O sódio não é encontrado livre na natureza, mas associado a outros metais, pois tem uma reatividade química elevada. É um elemento essencial para diversas funções biológicas dos seres vivos.
Além do sal comum, usado na indústria da alimentação como conservante e condimento culinário, os compostos de sódio são usados nas indústrias de papel, de vidro, de sabão, têxteis, petroquímicas e metalúrgicas. O nitrato de sódio é um importante fertilizante e componente da dinamite; o sulfato de sódio é usado na fabricação de papel krafí e de cartões; o bicarbonato de sódio é empregado na produção de sais estomacais; o carbonato de sódio é utilizado na fabricação de vidros e de substâncias de limpeza; e o hidróxido de sódio reage com a gordura formando sabões.
O sódio é condutor de calor e eletricidade, e a liga de sódio com potássio é um meio de transferência de calor. Em ligas com o chumbo, pode ser usado na produção de projéteis. Já o sódio metálico é usado na iluminação pública por lâmpadas de vapor de sódio.
Tanto em laboratórios como em processos industriais, utiliza-se o sódio, com frequência, como agente redutor, em especial para a obtenção de metais não-ferrosos, como no caso do titânio a partir de tetracloreto de titânio.
Nome do elemento: Sodium. Sódio
Origem do nome: O nome deriva da palavra inglesa soda. A origem de seu símbolo encontra-se na palavra latina natrium.
Descobridor: Foi descoberto por Sir Humphry Davy (1778-1829) por meio da eletrólise ígnea da soda cáustica.
Ano de descoberta: 1807
Número atômico (Z): 11
Massa atômica: 22,9898
Família: 1
Período: 3
Configuração eletrônica:[Ne]3s1
Raio atômico: 180 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 883 °C
TF (substância simples): 97,72 °C