Elementos Químicos

Telúrio (Te)

O telúrio, na sua forma cristalina, é um metal branco-prateado, quebradiço e que se pulveriza com facilidade. Apresenta-se em duas formas: amorfo e cristalino. No ar, queima com uma chama azul e se transforma em óxido de telúrio. Fundido, corrói o ferro, o cobre e o aço inoxidável.

Embora possa ser encontrado em sua forma neutra (amorfa), é mais comum sua ocorrência na forma cristalina, sendo encontrado em minerais como a calaverita, a telurita, a coloradoita e a tetradimita.

Pode, também, aparecer associado a metais, como o ouro, o cobre e o enxofre. Está presente em poeiras de fornos de refino de chumbo.

Sua forma amorfa pode ser preparada pela precipitação do telúrio em uma solução de ácido telúrico. Também é obtido a partir da lama anódica do refino eletrolítico do cobre.

Calaverita
Calaverita

 Aplicações

O telúrio é utilizado na indústria metalúrgica como aditivo para otimizar as propriedades mecânicas dos aços inoxidáveis e também para melhorar a resistência mecânica do chumbo. Atua como anticorrosivo em contato com o chumbo.

O telúrio forma ligas com o cobre e com o chumbo, as quais são empregadas em soldas e em equipamentos químicos.

Também pode ser aplicado como catalisador e na fabricação de dispositivos termoelétricos destinados à geração de eletricidade e refrigeração. O telúrio é ainda empregado na produção de cerâmicas, de vidros coloridos e de espoletas para munição.

O telureto de cádmio é empregado nas células solares mais eficientes, e o telureto de cádmio e mercúrio pode ser usado como semicondutor, por ser bastante sensível à radiação infravermelha.

Pneu
Na indústria de borracha, o telúrio serve para melhorar a resistência desse material ao envelhecimento e ao calor.

Nome do elemento: Tellurium. Telúrio
Origem do nome: Do latim tellus: terra.
Descobridor: Foi descoberto pelo mineralogista húngaro Franz-Joseph Muller von Reichenstein (1742- -1825) e isolado pelo químico alemão Martin Heinrich Klaproth (1743-1817), em 1798.
Ano de descoberta: 1782
Número atômico (Z): 52
Massa atômica (A): 127,6000
Família: 16 Período: 5
Configuração eletrônica: [Kr]4d105s25p”
Raio atômico: 140 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 988 °C
TF (substância simples): 449,51 °C