O tungstênio é um metal branco-acinzentado, duro e de alta densidade. É resistente a elevadas temperaturas e à corrosão, além de ser bom condutor de calor e de eletricidade. Em muitos países, é conhecido como wolfrâmio, devido à origem do mineral ao qual está ligado, a wolframita.
O tungstênio não é encontrado em sua forma metálica na natureza, mas está presente em minerais como a wolframita (em maior proporção), a scheelita, a tungstita e a huebnerita. Esses minerais são encontrados, em geral, em áreas de origem magmáticas e em fendas da crosta terrestre, sendo, por isso, poucas as minas superficiais – a mineração, geralmente, é subterrânea.
Comumente, o metal é produzido pela redução do óxido com hidrogênio ou carbono, e o pó obtido é prensado e compactado em barras.
As principais substâncias que contêm o tungstênio são o carbeto de tungstênio (WC) e o dióxido de tungstênio (W02).
Aplicações
Na forma de carbeto, o tungstênio apresenta várias aplicações. Por ser extremamente duro e resistente, é usado na fabricação de ferramentas de corte de metais, de brocas de perfuração, de serras e até de pontas de canetas esferográficas.
Cerca de trezentas ligas ferrosas contêm quantidades variadas de tungstênio. A maioria delas é usada na produção de máquinas pesadas e resistentes.
O tungstênio é utilizado na produção de alguns tipos de aço abrasivos, como componente de ligas especiais para paletas de turbinas e na fabricação de armamentos. Filamentos de lâmpadas incandescentes, contatos elétricos, válvulas propulsoras de reação de mísseis e aeronaves têm como base o tungstênio metálico.
Compostos de tungstênio são usados na indústria química. O dissulfeto de tungstênio é empregado na produção de lubrificantes e como catalisador na indústria petroquímica, e os tungstatos de cálcio e de magnésio são usados em lâmpadas fluorescentes.
Nome do elemento: Wolframium. Tungstênio
Origem do nome: Do sueco tung + sten = pedra pesada. A origem do símbolo está ligada à wolframita, mineral que contém o tungstênio.
Descobridor: Foi descoberto pelos irmãos e químicos espanhóis Fausto Elhuyar (1755-1833) ejuan José Elhuyar (1754-1796).
Ano de descoberta: 1783
Número atômico (Z): 74
Massa atômica (A): 183,8400
Família: 6
Período: 6
Configuração eletrônica: [Xe]4fH5d46s2
Raio atômico: 135 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 5 555 °C
TF (substância simples): 3422 °C