Elementos Químicos

Zinco (Zn)

O zinco é um metal branco-azulado, disperso por toda a crosta terrestre. Embora sofra oxidação com facilidade, o óxido de zinco resultante constitui uma película protetora que acaba impedindo que o metal continue se oxidando. Pode-se dizer, portanto, que o zinco é um metal resistente à corrosão.

O zinco tem baixa temperatura de fusão e não é tóxico, mas a inalação da fumaça de óxido de zinco pode provocar problemas de saúde.

Na natureza, apresenta-se sob a forma de sulfetos, associado ao chumbo, ao cobre, à prata e ao ferro.

Os principais minerais de zinco são blenda ou esfalerita, willemita, smithsonita, calamina ou hemimorfita, wurtzita, franklinita, hidrozincita e zincita. Esses minerais podem estar a céu aberto ou em jazidas subterrâneas.

O zinco pode ser obtido pela eletrólise de um de seus sais e pelo aquecimento do minério para formar o óxido seguido da redução com carbono.

As principais substâncias que contêm zinco são óxido de zinco (ZnO), sulfeto de zinco (ZnS), sulfato de zinco (ZnSO4e cloreto de zinco (ZnCI2).

Diversos
O zinco é encontrado em alimentos como ostras, carnes, aves e peixes.

Aplicações

O zinco combina-se com facilidade com outros metais, o que permite o seu uso na fabricação de ligas, como latões e bronzes, para molas: ligas com níquel e prata, usadas na tipografia; ligas com alumínio e magnésio. Por ser resistente à corrosão, o metal é usado na galvanização de tubos, arames, cantoneiras e chapas.

Alguns tipos de baterias são fabricadas com zinco.

O cloreto de zinco é empregado na produção de desodorantes e em conservante de madeiras.

A mistura de sulfato de bário e sulfeto de zinco produz o litopônio, pigmento branco usado na fabricação de tintas, de papel e de borrachas brancas.

O óxido de zinco também pode ser usado como pigmento para tintas e em algumas borrachas e plásticos.

Como medicamento, o zinco é usado em cremes e pomadas com ação adstringente e como complemento nos tratamentos de crescimento. Ainda em medicina, a calamina é usada no tratamento de erupções da pele.

Lumininosos
Painéis luminosos, telas de cinescópios e lâmpadas fluorescentes podem ter zinco em sua composição.
Chapas Zincadas
As chapas zincadas (revestidas de zinco) servem para cobrir casas, na forma de telhas.
Óxido de Zinco
Óxido de Zinco (alvaiade).

Nome do elemento: Zincum. Zinco
Origem do nome: Do alemão zink.
Descobridor: Foi descoberto na Antiguidade e usado por egípcios, gregos, romanos e chineses. Redescoberto pelo químico alemão Andreas Sigismund Marggraf (1709-1782).
Ano de descoberta: 1746
Número atômico (Z): 30
Massa atômica: 65,4090
Família: 12
Período: 4
Configuração eletrônica: [Ar]3d104s2
Raio atômico: 135 pm
Estado de agregação da substância simples (CNTP): sólido
TE (substância simples): 907 °C
TF (substância simples): 419,53 °C