Uma bateria é recarregável quando todas as suas semi-reações são reversíveis.
Durante a recarga, a bateria funcionará como um receptor da energia elétrica fornecida por um gerador externo.
A grande vantagem desse tipo de bateria é que pode ser recarregada milhares de vezes, além de manter a ddp (1,44V) razoavelmente constante durante a descarga.
• A bateria de chumbo
Esse tipo de bateria possui uma corrosiva solução aquosa de ácido sulfúrico, com d = 1,28 g/cm3 e 38% em massa de H2S04.
Observando a reação global, nota-se que haverá consumo de ácido durante a descarga, de modo que a densidade da solução diminui.
Quando a densidade atinge valores ao redor de 1,20 g/cm3, a bateria está praticamente descarregada.
Em uso contínuo, uma bateria de chumbo dura poucas horas. No carro, porém, ela funciona durante Curtos espaços de tempo, sendo constantemente recarregada pelo alternador.
As baterias recarregáveis representam hoje cerca de 8% do mercado europeu de pilhas e baterias. Dentre elas pode-se destacar a de níquel-cádmio (Ni-Cd) devido à sua grande representatividade, cerca de 70% das baterias recarregáveis são de Ni-Cd. O volume global de baterias recarregáveis vem crescendo 15% ao ano. As baterias de níquel-cádmio têm um eletrodo (cátodo) de Cd, que se transforma em Cd(OH)2, e outro (ânodo) de NiO(OH), que se transforma em Ni(OH)2. O eletrólito é uma mistura de KOH e Li(OH)2.
As baterias recarregáveis de Ni-Cd podem ser divididas basicamente em dois tipos distintos: as portáteis e as para aplicações industriais e propulsão. Em 1995 mais de 80% das baterias de Ni-Cd eram do tipo portáteis.
Com o aumento da utilização de aparelhos sem fio, notebooks, telefones celulares e outros produtos eletrônicos aumentou a demanda de baterias recarregáveis. Como as baterias de Ni-Cd apresentam problemas ambientais devido à presença do cádmio outros tipos de baterias recarregáveis portáteis passaram a ser desenvolvidos. Esse tipo de bateria é amplamente utilizado em produtos que não podem falhar como equipamento médico de emergência e em aviação.
As baterias recarregáveis de níquel metal hidreto (NiMH) são aceitáveis em termos ambientais e tecnicamente podem substituir as de Ni-Cd em muitas de suas aplicações, mas o preço de sua produção ainda é elevado quando comparado ao das de Ni-Cd.
Foi colocado no mercado mais um tipo de bateria recarregável visando uma opção à utilização da bateria de Ni-Cd. Esse tipo de bateria é o de íons de lítio. As baterias de Ni-Cd apresentam uma tecnologia madura e bem conhecida, enquanto os outros dois tipos são recentes e ainda não conquistaram inteiramente a confiança do usuário.