Os aços inoxidáveis foram criados para acabar com o problema da corrosão dos aços comuns (oxidação), assim, criando maior resistência contra ela.
E basicamente para a criação deste foi adicionar cromo ao ferro e organizar uma mistura homogênea.
Neste trabalho, você vai conhecer um pouco mais sobre o aço inoxidável, suas ligas, propriedades e aplicações.
O que é AÇO INOX?
Basicamente o aço inox é feito de uma liga de ferro com cromo, esse tipo de aço contém, pelo menos, 12% de cromo, tem a composição química balanceada, para ter maior resistência à corrosão.
O que é CORROSÃO?
É a oxidação dos metais, os aços comuns reagem com o meio ambiente, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço, produzindo a corrosão, popularmente conhecida como “ferrugem”.
Os Principais Tipos de INOX
Os AUSTENÍTICOS são ligados ao cromo (17 a 25%) e níquel (7 a 20%), as vantagens são: boa soldagem, alta ductilidade, grande resistência à corrosão, adequados para trabalhar até 925ºC, bons para trabalhos à baixa temperatura e não são magnéticos.
Os FERRÍTICOS são ligados ao cromo (11 a 17%), suas vantagens são: eles possuem boa soldagem, podem ser dobrados e cortados, sua resistência cresce por trabalho a frio e são magnéticos.
Os MARTENSÍTICOS são ligados apenas ao cromo (12 a 18%) com carbono acima de 0,1%, tem resistência moderada à corrosão e são magnéticos.
Ligas:
- Austeníticos: 301, 304, 304 L, 316, 316 L
- Ferríticos: 430, 409, 410 S
- Martensíticos: 420
Os Aços Inoxidáveis
Os aços inoxidáveis são resistentes à corrosão devido ao fenômeno da passividade. Os elementos de liga presentes nos aços inoxidáveis reagem com muita facilidade com o meio ambiente e um deles em particular, o cromo, ajuda a formar um filme fino e aderente, que protege o material de subsequentes ataques corrosivos. Esse filme é conhecido como filme passivo. O filme passivo dos aços inoxidáveis resulta da reação entre o material e a água, sempre presente no meio ambiente. O produto dessa reação é um oxi-hidróxido de cromo e ferro. Na região mais próxima da superfície metálica predomina um óxido, e na região mais próxima ao meio ambiente predomina um hidróxido. Com o decorrer do tempo, a camada de óxido aumenta, não acontecendo o mesmo com a de hidróxido e, aparentemente, existe um enriquecimento do filme passivo.
Apesar de invisível, estável e com espessura finíssima, essa película é muito aderente ao inox e tem sua resistência aumentada à medida que é adicionado mais cromo à mistura.
Outros elementos como níquel, molibdênio e titânio, por exemplo, permitem que o inox seja dobrado, soldado, estampado e trabalhado de forma a poder ser utilizado nos mais variados produtos. A seleção correta do tipo de inox e de seu acabamento superficial é importante para assegurar uma longa vida útil ao material.
Propriedades Mecânicas e Físicas
Basicamente a resistência mecânica aumenta com adições de liga, porém o efeito importante é a diferença na estrutura atômica dos vários grupos de aços inoxidáveis.
Somente os aços inoxidáveis martensíticos são endurecíveis pelo tratamento térmico.
Os aços ferríticos têm propriedades mecânicas adequadas em temperatura ambiente, mas tem uma limitada ductilidade comparável aos aços austeníticos. Não são adequados em aplicações abaixo de 0ºC diminuindo a resistência nas temperaturas elevadas acima de 600ºC embora terem sido utilizados com muito sucesso no sistema de exaustão automotiva.
Os aços austeníticos mecanicamente são mais dúcteis e tenaz em temperaturas abaixo de 0ºC.
Aplicações
Desenvolvido originalmente para aplicações onde o requisito principal seria a resistência à corrosão, o aço inox também vem sendo largamente utilizado pela sua estética e por suas condições de higiene. Veja aqui algumas das principais aplicações do inox.
Cutelaria: aplicado na fabricação de talheres, baixelas e panelas.
Construção Civil: utilizado em projetos arquitetônicos que vão desde um simples corrimão ou guarda-corpo até o revestimento de fachadas, o inox permite versatilidade na decoração de ambientes. Utilizado largamente em pias, também é aplicado em esquadrias. Bonito, resistente, fácil de instalar e com baixo custo de manutenção, o inox é o material mais indicado no detalhamento de projetos que buscam versatilidade, estética e praticidade.
Indústria Química: mantendo suas propriedades mesmo quando há mudanças bruscas de temperatura e à corrosão, o inox é muito utilizado na indústria química, seja em tanques de armazenamento de produtos e em tubulações de circulação desses materiais, seja nas peças e equipamentos que manipulam produtos químicos.
Indústria Alimentícia: o aço inox assegura melhores condições higiênicas, o que garante a sua larga utilização nas indústrias de bebidas e alimentos. As exigências de qualidade na prestação de serviços vêm ampliando o espaço do inox em lanchonetes, bares e restaurantes.
Móveis: Os procedimentos de assepsia utilizados em ambientes hospitalares são determinantes para a utilização do inox. Mas, cada vez mais, o material ganha espaço no mobiliário das residências brasileiras, onde aparece em móveis que traduzem requinte e sofisticação.
Moedas: por sua resistência à corrosão e ao desgaste mecânico, o aço inox tem na fabricação de moedas uma das suas principais aplicações.
Hospitais: em instrumentos cirúrgicos, etc.
Bens de Consumo Duráveis: a beleza, aliada à resistência, garante a presença do inox em produtos como geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas, lava-louças, fornos de microondas, fornos elétricos e outros bens de consumo duráveis. Seguindo uma tendência europeia, o inox começa a ser aplicado, também, no revestimento dos eletrodomésticos nacionais.
Conclusão
O aço inoxidável contém três ligas diferentes que são conhecidas, AUSTENÍTICO que é ligado ao cromo e níquel, a dos FERRÍTICOS é ligado ao cromo e a dos MARTENSÍTICOS que é apenas ligado ao cromo e têm pelo menos 0,1% de carbono.
O aço inox é bem aceito por todas as suas vantagens: não “enferruja”, suporta altas temperaturas, é higiênico por ter uma superfície lisa e pouco porosa, por ter boa aparência, e também por não descascar devido à sua estrutura química.
Atualmente o aço inox é largamente utilizado em nossas vidas, seja na nossa casa (móveis, cadeiras, eletroeletrônicos) ou em volta de nós (fechadas prediais, automóveis etc).
Bibliografia
www.metalica.com.br/
www.nucleoinox.org.br/
www.acesita.com.br/