O termo “análise titrimétrica” refere-se a analise química quantitativa efetuada pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é exatamente conhecida, que reage quantitativamente com um volume conhecido de solução que contém a substância a ser determinada. Onde no qual a solução de concentração é exatamente conhecida é a solução padrão. E o peso da substância a ser determinada calcula-se a partir do volume de solução padrão que foi usada.
Reações de neutralização, ou acidimetria e alcalimetria incluem a titulação de bases livres, ou de bases formadas pela hidrolise de sais de ácidos fracos, por uma solução padrão de ácidos (acimetria) e a titulação de ácidos livres, ou de ácidos formados pela hidrolise de sais de bases fracas, por uma base padrão (alcalimetria).
Essas reações se combinam dois íons hidrogênio e hidróxido para formar água.
Conceitualmente a água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para inúmeras finalidades. Em função do uso a que se destina deve apresentar determinadas características. Assim, a água utilizada para beber denomina-se água potável. A potabilidade de uma água é definida através de um conjunto de parâmetros e padrões estabelecidos por normas e legislações sanitárias. Estabelecer um padrão de potabilidade é definir, para cada parâmetro, um valor ou concentração a partir do qual seu consumo pode induzir a riscos à saúde. As analises de acidez são de grande importância para indicar o lançamento de alguns resíduos industriais nos esgotos domésticos a acidez é determinada pela presença de CO2, ácidos minerais e sais hidrolisados.A alcalinidade (teor de CA 2+ e Mg2+ ) dissolvidos na maioria das águas são consideradas alcalinas embora possam conter CO2 que combinado com água formam o (H2CO3).
CONCLUSÃO
A acidez e a alcalinidade da água é muito importante para os seres aquáticos, sendo que estes seres, não toleram um ambiente muito ácido e nem alcalino (básico), ou seja, estão adaptados a um ambiente neutro.
O pH é medido conforme uma escala que varia de 1 à 14, sendo considerado ácido, de 1 à 5, alcalino, de 10 à 14. Entre 6 e 9 considera-se neutro, o que é a condição ideal para os seres vivos.
BIBLIOGRAFIA
VOGEL, Arthur I. Análise inorgânica quantitativa. Rio de Janeiro: Guanabara Dois SA. 1981.
RICHTER, Carlos A. Tratamento da água. São Paulo: ed. Edgard Blucher, 1995. p.30-32.