Os tipos de textos são construções teóricas definidas pela composição linguística, que é: aspecto lexical, aspecto sintático, tempos verbais e relações lógicas. Isto é, a infraestrutura do texto.
Diferente dos gêneros textuais que são ilimitados e que se transformam de acordo com a comunicação humana, os tipos textuais se dividem em 5 categorias ou também chamadas de base temáticas: narrativo, argumentativo, expositivo, descritivo e injuntivo.
Baseando-se nos tipos apresentados e analisando suas principais características, compreende-se de que forma se organizam sequencialmente e dão origem a textos materializados em gêneros.
Texto descritivo
Consiste em retratar com palavras um ser, objeto, espaço ou uma cena. No caso de seres animados, a caracterização pode ser física e psicológica. As sequências descritivas predominam em alguns gêneros textuais, como perfis (de sites de namoro, por exemplo), anúncios classificados, retratos falados, guias turísticos etc.
Nesse tipo de texto praticamente não há ação e o tempo mantém-se estagnado. Predominam os substantivos, adjetivos e verbos de ligação. A maioria das sequências descritivas é dependente de sequências narrativas.
Num texto literário, as sequências descritivas são responsáveis por dar vida às personagens, tornando-as verossímeis e capazes de realizar as ações intrinsecamente relacionadas à sua personalidade e ao caráter. Em algumas obras, sequências descritivas ganham ainda mais importância, pois não caracterizam apenas personagens, mas dizem muito sobre o narrador e a função comunicativa do enredo.
- Aprenda mais: Texto Descritivo – Descrição.
Texto narrativo
Baseia-se nas ações das personagens e na progressão temporal. Ao contrário da sequência descritiva, é dinâmica e faz a história (seja real ou fictícia) avançar. Nos textos narrativos predominam verbos de ação. O enredo pode ser dividido em quatro partes: exposição, conflito, clímax e desfecho.
As sequências narrativas imperam em textos literários, contos, romances, novelas, textos dramáticos, mas também estão presentes em textos do cotidiano: telefonemas, conversas, relatos, notícias, relatórios, atas etc.
- Aprenda mais: Texto Narrativo – Narração.
Texto expositivo ou explicativo
Consiste em apresentar, conceituar e detalhar determinado tema, visando à difusão de uma informação ou de um conhecimento. É típica de verbetes de dicionário e enciclopédias, mas também está presente em crônicas, notícias, livros didáticos e textos acadêmicos (artigos, teses, monografias, seminários etc.).
São textos que se baseiam em observações ou pesquisas e apresentam certa objetividade, numa linguagem direta, sem rodeios.
- Aprenda mais: Texto Expositivo – Exposição.
Texto argumentativo
Trata-se de um tipo de texto cujo objetivo principal é convencer alguém de alguma coisa. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias, e, ao contrário da sequência expositiva, não apenas apresenta as ideias, mas as defende a partir de uma tomada de posição.
Seu objetivo é defender um ponto de vista, por meio de argumentos fundamentados em observações e dados de pesquisas.
É a base de textos de opinião, cartas de leitor, editoriais, textos religiosos e jurídicos, anúncios publicitários etc.
- Aprenda mais: Texto Argumentativo – Argumentação.
Texto injuntivo
Esse tipo de texto prescreve procedimentos, dá instruções e orientações passo a passo, além de determinar regras com o objetivo de modificar comportamentos. Geralmente apresenta verbos no imperativo ou no infinitivo e se caracteriza por ser mais impessoal.
É típico de manuais de instrução, e-mails corporativos, cartazes informativos, textos publicitários, receitas culinárias etc.
Por: Wilson Teixeira Moutinho