Com a invocação de Nossa Senhora da Saúde, foi a venerada imagem colocada na capela de Santo André… …A verdade é que desde o terrível ano da peste de 1599 nunca o povo de Sacavém deixou de ter por Nossa Senhora da Saúde uma veneração especial, como se verifica principalmente por ocasião da festa anual que lhe é dedicada”, no primeiro Domingo de Setembro. Em 1863, a sede da paróquia foi transferida para a igreja do Convento e este, por sua vez, com excepção da igreja e seus anexos pertencentes à matriz, foi entregue ao Ministério da Guerra, por decreto de 1877. Nas instalações desse Convento, encontra-se actualmente a Escola Prática de Serviço de Material e anteriormente Quartel de Artilharia Pesada n.º 1.
O Convento situava-se extramuros e, na zona que hoje chamamos Sacavém de Baixo, em morro sobranceiro ao rio Trancão.
Embora seja escassa a documentação sobre Sacavém de Cima, sabemos, no entanto, que se tratava da aglomeração mais antiga e intra-muros. Porém, não restam quaisquer vestígios de castelo ou muralhas dessa parte alta do povoado medieval, onde se situava a igreja matriz muito próxima da Ermida de Santo André, actualmente designada por Nossa Senhora da Saúde e em cujas redondezas, por volta de 1940, se encontraram abundantes ossadas aquando da canalização de águas no local.
Sabemos, entretanto, que o terramoto de 1755 destruiu quase totalmente esta freguesia, arruinando a dita igreja matriz que abateu, passando a sede paroquial para a Ermida de Nossa Senhora da Vitória, provisoriamente até se instalar na igreja do Convento em Sacavém de Baixo, onde se encontra actualmente.
Nossa Senhora, A antiga
A IMAGEM DA Santíssima Virgem encontrava-se em uma cpela lateral da Catedral de Sevilha na Espanha. Essa catedral foi reconstruída no século XIV, conservando-se a imagem, que, assim, veio a chamar-se Santa Maria, a Antiga, quer dizer, da antiga catedral.
Santa Maria, a antiga, foi a primeira devoção chegada no Panamá em 1510. Estabeleceu-se primeiro no Povoado de Darien, Isto ocorreu quando nesse ano chegaram Vasco Nunes de Balboa e o Martin Fernandez de Enciso. Haviam prometido à Virgem por seu nome no povoado se saíssem com vida de uma feroz batalha que tiveram com os nativos. Assim, após a vitória o povoado do Cacique Cémaco recebeu o nome de Santa Maria a Antiga.
Em 9 de setembro de 1513, o Papa Leão X criou a primeira diocese em Terra Firme em Santa Maria, a Antiga e a capela da Virgem foi elevada a Catedral.
Em 15 de agosto de 1519 funda-se a cidade do Panamá e se honra Nossa Senhora do Verão, mas em 1524, a diocese de Santa Maria, a Antiga se trasladou para a cidade recém fundada. A devoção também acompanha Nossa Senhora. Hoje padroeira da Nação.
Nossa Senhora Achiropita
Em 580 depois de Cristo, o capitão Maurício, desviado pelos ventos, chegou a uma aldeia calabresa, na Itália. O monge Éfrem foi-lhe ao encontro e lhe disse: “Não foram os ventos que te conduziram para cá, mas Nossa Senhora, para que tu – uma vez Imperador – lhe construas um templo”. Em 582, Maurício tornou-se de fato Imperador e, cedendo à insistência do monge, decretou a construção do Santuário, que bem depressa chegou ao término.
Um fato estranho chamou a atenção da comunidade. A imagem de Nossa Senhora que era pintada durante o dia, de noite desaparecia da tela.
Uma noite, de improviso, apareceu uma belíssima senhora que falou com o vigia e pediu para entrar no santuário. E como ela demorasse para sair, preocupado, ele entrou e não encontrou mais aquela senhora, mas viu que estava pintada no fundo da parede interna do templo, uma imagem lindíssima de Nossa Senhora. Ao saber disso, o povo acorreu àquele local e, entre lágrimas e cantos, aclamava: Achiropita! Achiropita!… O que significa: imagem não pintada pela mão do homem.
Nossa Senhora Aparecida (12/10)
Uma estátua da Virgem Maria foi encontrada por pescadores no rio Paraíba, em 12 de outubro de 1717, e foi chamada Nossa Senhora Aparecida. Tendo sido atribuídos a ela milagres, em 1888 construiu-se um templo, hoje conhecido como “basílica velha”, para onde foi levada. Em 1904, a estátua foi adornada com uma coroa de ouro oferecida pela princesa Isabel. Em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada “Rainha do Brasil”. A monumental basílica atual foi consagrada pelo papa João Paulo 2º em 1980. Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil (fonte: SGARBOSSA, Mario e GIOVANNINI, Luigi – Um santo para cada dia, São Paulo: Paulus, 1983, 9ª ed.)
Nossa Senhora Anunciada
Em Setúbal, Portugal, surgiu a devoção a Maria com o título de Anunciada. Este nome, segundo a tradição, nasceu a partir do “anúncio” que uma senhora fez ao deparar com pequena imagem representando a Mãe de Deus.
Uma pobre mulher costumava ir à praia procurar lenha para cozinhar ou para se esquentar. Numa das vezes, ao acender o fogo, quando colocava os gravetos para alimentar as chamas, um deles saltou dali para o meio da casa. Sem nada suspeitar, a anciã recolocou-o no fogão. Novamente o graveto saltou longe, jogado por uma força invisível. Isto aconteceu por umas três vezes, o que despertou a curiosidade daquela senhora. Ela pegou o graveto, para examinar de perto o que o forçava saltar. Observou tratar-se não de um cavaco qualquer, mas, de uma pequena imagem da Mãe de Deus.
Estava incrustada naquele pau miúdo, medindo, aproximadamente, “um terço de palmo” conforme relato de José Custódio Vieira da Silva, em Setúbal, 1990. Espantada, a senhora gritou: “Virgem Anunciada”! Saiu às pressas, “anunciar” às vizinhas o fato prodigioso. Daí a origem do nome. As piedosas companheiras foram ver a Senhora Anunciada. Todo o povo de Setúbal e alguns padres foram conferir o acontecido. Os eclesiásticos deliberaram que se colocasse a santa imagem em lugar conveniente.
Autoria: Rodolfo I. Q. da Silva