Sociologia

Fato social – Fé em Deus

COLETIVIDADE:

A fé em Deus é comum a vários indivíduos, a maior parte da população mundial crê em Deus da forma como a bíblia retrata a ele e a seus feitos.

Esse fato se não o mais comum entre todos os indivíduos do mundo, com certeza é um dos mais comuns.
A fé em Deus está espalhada por todo o planeta, em todos os continentes, em todos os lugares há pessoas que acreditam em Deus.

A grande maioria compartilha de costumes comuns, como comemorar feriados sacros, não cometer atos que são proibidos por Deus, participar de missas, rezar, ler a bíblia, etc.

EXTERIORIDADE:

A fé em Deus é exterior, pois todos têm a mesma forma de ver Deus, alguns podem ter formas especiais de ver Deus, mas ele sempre é bom, justo, sempre ajuda a quem dele necessita.

Esse modo de ver Deus já está formado muito antes do indivíduo nascer, ele apenas é influenciado pela sociedade, que já crê no Deus bondoso e justo.

COERÇÃO:

Há uma grande coerção na questão fé em Deus, pois desde que o indivíduo nasce sua família já o impõe deus, há uma pressão muito grande para que ele siga aquele caminho, o indivíduo não pode ter sua escolha individual, pois já lhe foi imposto a fé em Deus.

A coerção geralmente é imposta através do medo, as famílias impõem a fé em Deus ao indivíduo e a si própria pelo medo de serem renegados no reino dos céus e terem de passar o resto da eternidade sofrendo no inferno.

Quando alguém resolve desviar-se deste caminho de fé e seguir o caminho da razão, ou outro caminho qualquer, ele sofre sanções sociais, ele é discriminado, passa a ser visto como uma ameaça à moral e aos bons costumes, passa a ser visto como se tivesse cometido um crime brutal.

Autoria: Fernando Delabio

Veja também: