Em As regras do método sociológico, publicado originalmente em 1895, Émile Durkheim definiu os fatos sociais como objeto da sociologia.
Segundo o autor, os fatos sociais são aqueles que atenderiam a três características simultâneas: a coercitividade, a exterioridade e a generalidade
Tipos de fatos sociais
Assim, os fatos sociais exercem um grau de coerção social, ou seja, levam os indivíduos e grupos a se conformarem com as regras sociais, com ou sem a sua percepção consciente, o que se dá inclusive por meio das forças de sanção ou punição, caso haja algum tipo de não conformidade.
Ao mesmo tempo, os fatos sociais são exteriores: têm uma existência anterior e independente dos indivíduos. Por exemplo, quando nascemos, uma série de regras e elementos socioculturais já existe antes de nós, como a linguagem e os hábitos à mesa.
Por fim, os fatos sociais devem ter um grau (que pode ser variável) de generalidade. Um fato social é geral e sua ação se estende para um grande grupo de indivíduos ou mesmo para a totalidade de uma dada sociedade.
Exemplo de fato social
Um exemplo comum de fato social é a educação imposta aos indivíduos (coercitividade), que já tem uma existência como instituição anterior aos membros da sociedade (exterioridade) e é um fenômeno que se verifica na totalidade da sociedade (generalidade).
Sabe-se das pressões, por exemplo, dirigidas àqueles que não participam dos processos de escolarização formal, tanto em termos institucionais (campanhas governamentais, leis) como em termos das formas dispersas no cotidiano, como ironias ou termos agressivos às pessoas que “não estudaram”. Isso demonstra, nos termos do funcionalismo, a ação dos fatos sociais em nossas vidas.
Os fatos sociais, assim, tendem a relacionar-se entre si, formando uma enorme interação social que leva à união da sociedade. A essa união, esses laços que ligavam os indivíduos uns aos outros, dando certa coesão social, Durkheim chamou de solidariedade.
É com base no conceito de solidariedade que Durkheim distingue a existência de dois tipos de sociedade, tradicionais e modernas.
Bibliografia:
DURKHEIM, Émile. O que é fato social. In: RODRIGUES, José Albertino (Org.). Durkheim. São Paulo: Ática, 2000. p. 53-54. (Grandes cientistas sociais).
Por: Wilson Teixeira Moutinho