Sociologia

Trabalho Braçal e Trabalho Intelectual

É comum dividirmos as atividades humanas em trabalho braçal e trabalho intelectual.

Mas você deve estar se perguntando como isso é possível se, mesmo quando realizamos uma atividade que requer esforço físico, também estamos utilizando a nossa mente.

Na verdade, há mesmo exagero nesta divisão, afinal o corpo e a mente sempre trabalham juntos em qualquer tarefa que realizamos. Então, vamos ver como tudo começou…

Trabalho braçal

Os povos antigos consideravam indigno o trabalho braçal. Era comum que os homens de posses deixassem os trabalhos que exigissem maior esforço físico para os escravos ou pessoas que não possuíam riquezas.

Mas, na verdade, todo trabalho envolve a junção do corpo e da mente. Isto acontece porque, a cada atividade que realizamos, é preciso aliar todas as nossas habilidades para alcançar um determinado objetivo.

Existem alguns trabalhos que necessitam mais da força física, como é o caso dos trabalhadores rurais do corte da cana-de-açúcar. Além do esforço físico, há constante exposição ao sol.

O trabalho braçal, neste sentido, seria indício de atraso social, uma vez que afeta a saúde do trabalhador. Por outro lado, o trabalho braçal sempre existiu e é de extrema importância para a humanidade. O problema não está no tipo de trabalho realizado, mas na exploração que existe sobre o trabalhador.

O trabalho braçal foi visto durante muito tempo como uma atividade de menor valor, portanto era discriminada. Com o passar do tempo, percebeu-se que o valor do trabalho não está relacionado ao tipo de trabalho que é feito, mas sim ao fato de que é realizado por um ser humano, e que todo tipo de trabalho requer um tipo de habilidade.

Trabalho intelectual

O trabalho intelectual depende do conhecimento especializado. Isto quer dizer que o aprendizado do profissional será utilizado para criar, resolver, calcular, projetar, controlar, avaliar, gerir e todas as demais atividades que demonstrem um raciocínio complexo.

Quanto mais intelectualizado o trabalho, maior será o conhecimento exigido.

Os trabalhos mais técnicos geralmente exigem um conhecimento específico. Os trabalhos mais intelectualizados exigem a utilização de múltiplos conhecimentos.

Trabalho braçal e intelectual
Um eletricista precisa de técnica para realizar sempre as mesmas operações. Um advogado precisa de conhecimento teórico sobre as leis para aplicá-las em diversas situações.

As diferenças

Não é possível afirmar que um trabalho seja apenas manual e outro apenas intelectual.

Alguns trabalhos exigem maior habilidade com as mãos, outros, maior força física, e outros ainda, um nível de qualificação e aprendizagem maior.

Por exemplo: para consultar e medicar alguém que esteja doente, precisa-se de um médico, ou seja, uma pessoa que tenha formação em medicina. Para contratar uma trabalhadora doméstica, é necessário verificar se ela sabe lavar, cozinhar, passar roupa, se é organizada e cuidadosa.

Estas atividades exigem qualificações de diferentes graus. O profissional de medicina exerce um trabalho mais intelectual do que braçal, pois, durante a faculdade, é necessário que o aluno estude por seis anos, depois, por mais dois anos, faça residência, praticando o que aprendeu, e só assim será considerado um médico.

O importante é compreender que cada pessoa tem aptidão para realizar um tipo de atividade. Quando trabalhamos com uma atividade de que gostamos, o resultado, com certeza, é melhor!

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: