As células dos seres vivos podem originar células-filhas. Isso acontece por meio de dois tipos de divisões celulares: mitose e meiose. Vamos chamar de célula-mãe aquela que sofrerá divisão, isto é, a célula original, e de células-filhas as resultantes do processo.
Ao sofrer mitose, uma célula-mãe origina duas células-filhas, geralmente idênticas a ela e com a mesma quantidade de cromossomos, isto é, com a mesma ploidia. Como veremos mais adiante, na meiose, são quatro as células-filhas geradas, que contêm metade da quantidade de cromossomos da célula-mãe. A meiose é um processo especialmente importante na geração de gametas e esporos.
Mitose
A mitose é um processo próprio das células eucarióticas por meio do qual os organismos unicelulares se dividem, assim como as células dos seres pluricelulares. Consiste na divisão do material hereditário de uma célula-mãe para duas células-filhas, de modo que ambas tenham o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Na mitose, distinguem-se quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
1. Prófase: a cromatina, que já se duplicou por meio da replicação, começa a se condensar e os cromossomos vão se tornando visíveis aos poucos. O envoltório nuclear fragmenta- -se até desaparecer. Os centríolos começam a se separar, migrando em direção a polos opostos. Entre eles forma-se uma conexão por meio de filamentos, o que constitui o fuso acromático.
2. Metáfase: os cromossomos condensam-se totalmente. Ainda apresentam material genético duplicado. Esses cromossomos são formados por duas cromátides e estão na parte central da célula, ligados a filamentos do fuso.
3. Anáfase: os cromossomos separam-se na região do centrômero (que se duplicou na metáfase). Os cromossomos-irmãos gerados com a separação das cromátides dirigem-se para polos opostos da célula. Como os cromossomos-irmãos são idênticos para cada parte da célula em divisão, é enviada a mesma informação genética.
4. Telófase: o material genético chega às proximidades dos centríolos. O fuso é desagregado e a carioteca, reorganizada. Os cromossomos descondensam-se e forma-se novamente a cromatina.
Durante a telófase, ocorre a divisão do citoplasma da célula original, completando a formação das duas células-filhas. A divisão do citoplasma recebe o nome de citocinese. Nas células animais, ocorre por estrangulamento a partir da superfície; em células vegetais, forma-se uma parede divisória em direção à periferia.
Meiose
A meiose é um processo que envolve duas etapas de divisão: a primeira divisão meiótica e a segunda divisão meiótica. O processo inicia-se com uma célula que tem 2n cromossomos e resulta em quatro células-filhas, cada uma com n cromossomos. A célula começa a primeira divisão meiótica depois de replicar seu DNA, de modo que seus cromossomos passam a apresentar duas cromátides.
A prófase da primeira divisão meiótica (prófase I) é mais longa e complexa do que na mitose. Os cromossomos vão se condensando e os homólogos se unem, formando-se n pares de cromossomos.
Na metáfase I, os pares de homólogos encontram-se na parte central da célula. Na anáfase I, cada cromossomo de um par dirige-se a um polo da célula. Na telófase I, os cromossomos não chegam a descondensar. Em cada polo da célula ficam n cromossomos, cada um deles com duas cromátides.
A segunda divisão meiótica começa logo que termina a primeira. Trata-se de um processo bastante parecido com a mitose. A anáfase II inicia-se com duas células com n cromossomos, sendo obtidas quatro células com n cromossomos.
Pela sequência dos eventos, pode-se notar que a partir de uma célula diploide são formadas quatro células haploides com a metade do número de cromossomos e com a metade da quantidade de DNA da célula-mãe.
Por: Thais Duarte
Veja também:
- Diferenças entre a mitose e a meiose
- Ciclos de Vida
- Gametogênese: Espermatogênese e Ovogênese
- Célula animal e vegetal
- Duplicação, Transcrição e Tradução
- Linkage e Crossing-Over: Ligação Gênica e Permutação