Os ciclos de vida podem ser haplobiontes ou diplobiontes.
Nos ciclos haplobiontes (do grego haplós, único; bíon, vida; e óntos, ser), há apenas um tipo de organismo quanto à ploidia das células (número de conjuntos de cromossomos). Se esse organismo for haploide, o ciclo de vida será chamado haplobionte haplonte; se for diploide, será chamado haplobionte diplonte.
Nos ciclos diplobiontes (do grego diplóos, duplo), há dois tipos de organismo, um haploide e um diploide, que se alternam, por isso esses ciclos também são conhecidos como alternância de gerações ou metagênese.
Ciclo de vida haplobionte haplonte
O ciclo haplobionte haplonte, anteriormente denominado haplobionte, apresenta a fase haploide (n) predominante e representada pelo organismo adulto. Este, ao atingir a maturidade, forma gametas por divisão mitótica de algumas de suas células.
A fase diploide (2n), considerada transitória e de vida curta, é representada pelo zigoto, formado pela união de dois gametas haploides.
Nesse ciclo de vida, a meiose ocorre no zigoto, logo após a fecundação, e, por isso, é denominada meiose zigótica ou inicial. É o ciclo de vida de grande parte dos fungos, alguns protozoários e muitas algas verdes, como Chlamydomonas, Spirogyra, Zygnema e Ulothrix.
Ciclo de vida haplobionte diplonte
No ciclo haplobionte diplonte, anteriormente denominado diplobionte, a fase diploide (2n), representada pelo organismo adulto, é a fase predominante. A fase haploide (n), transitória e de vida curta, está representada pelos gametas.
A meiose é denominada gamética ou final e ocorre no momento de formação dos gametas pelo organismo adulto.
Nesse tipo de ciclo, um indivíduo diploide é originado a partir da fusão de dois gametas haploides. Sucessivas divisões mitóticas do zigoto originam o indivíduo adulto. Esse é o ciclo de vida dos animais e de algumas algas verdes e pardas.
Ciclo de vida diplobionte
O ciclo diplobionte, anteriormente denominado haplodiplobionte, apresenta metagênese ou alternância de gerações entre a fase diploide (esporofítica e assexuada) e a fase haploide (gametofítica e sexuada).
Nesse ciclo, a meiose ocorre no momento de formação dos esporos no esporófito, sendo chamada meiose espórica ou intermediária. É o ciclo de algas verdes do gênero Ulva e das plantas, como briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Considerando-se apenas as plantas, a geração esporofítica (2n) é predominante nos ciclos de pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. A geração gametofítica (n) é predominante apenas no ciclo das briófitas.
Veja também:
- Reprodução das Plantas
- Reprodução dos Seres Vivos
- Reprodução Sexuada
- Reprodução Assexuada
- Mitose e Meiose