A musculatura (o sistema muscular) é formada por músculos. Mas nem todos os músculos do corpo são componentes da musculatura: apenas os músculos voluntários, efetores do movimento. São órgãos contrateis, capazes de mover o esqueleto.
Músculos e tendões
O sistema muscular é formado por músculos e tendões. Os músculos pertencentes a esse sistema estão unidos aos ossos e os movem.
No corpo humano há cerca de 640 músculos que constituem o sistema muscular ou musculatura. Há outros músculos que fazem parte de diversos órgãos e não se unem aos ossos. A musculatura associada aos ossos é formada por músculos voluntários, ao passo que os demais músculos são involuntários; seu movimento não depende da vontade humana.
Os músculos são as peças ativas do sistema locomotor. Permitem a locomoção e o movimento dos órgãos e das diferentes partes do corpo; possibilitam a mímica e a manutenção da postura. São massas carnosas muito especiais e podem sofrer contração e distensão quando recebem ordens do sistema nervoso, modificando seu comprimento.
Quando trabalham, os músculos consomem muita energia. Sua superfície e seu interior são percorridos por vasos sanguíneos que fornecem gás oxigênio, glicose e outras substâncias; os vasos também retiram os resíduos metabólicos. Os músculos estão associados a nervos que controlam a contração das fibras musculares.
O tecido muscular é formado por células especializadas, as fibras musculares. São capazes de encurtar-se (contração) diante de ordens provenientes das células nervosas.
A ordem de contração é transmitida do neurônio à fibra muscular mediante um neurotransmissor químico, liberado no espaço entre o axônio do neurônio e a fibra muscular. A célula muscular então se contrai.
Propriedades dos músculos
- Excitabilidade: E a sensibilidade que apresentam os músculos diante de um estímulo nervoso que chega à fibra muscular. O músculo também pode ser estimulado por uma pancada, uma corrente elétrica etc.
- Elasticidade: E a capacidade que os músculos têm de aumentar seu comprimento e recuperar sua dimensão inicial.
- Contratilidade: É o encurtamento do músculo sem que seu volume varie. Cada fibra muscular se contrai inteiramente ou não se contrai. Como o músculo é formado por muitas fibras, sua contração é maior ou menor, dependendo do número de fibras recrutadas na contração.
- Tonicidade: Em repouso, os músculos não estão totalmente relaxados. Sempre têm certo grau de contração ou tônus muscular.
Tipos de músculos
Existem três tipos muito diferentes, classificados por sua função:
• Os músculos lisos recobrem os órgãos ocos do corpo, como todo o tubo digestório e os vasos sanguíneos. Realizam sua função independentemente da vontade humana (são involuntários). Seus movimentos são lentos e contribuem para o funcionamento dos órgãos internos; permitem, por exemplo, o trânsito dos alimentos pelo tubo digestório.
• O músculo cardíaco é o que forma o coração (miocárdio). Seu movimento é involuntário, mas os batimentos são rápidos e potentes.
• Os músculos esqueléticos são os que estão ligados aos ossos e que obedecem a ordens conscientes (são voluntários). De movimento rápido e potente, são os que, junto com o sistema esquelético, formam o sistema locomotor. São constituídos por fibras muito longas.
Como ossos e músculos se unem?
Nas extremidades dos músculos se encontram as estruturas que os unem aos ossos. Podem ser de dois tipos:
• Os tendões são cilíndricos e encontrados em músculos longos. São formados por fortes fibras de tecido conjuntivo. Não podem se contrair nem relaxar.
• As aponeuroses estão, por exemplo, nas laterais de músculos planos.
Os músculos ancorados ao esqueleto, ao se contraírem, puxam os ossos aos quais estão unidos. Esse trabalho produz o movimento do osso sempre que haja uma articulação móvel.
Por: Wilson Teixeira Moutinho