1- Defina Meio ambiente:
Conjunto formado por elementos naturais bióticos(animais, plantas) e abióticos(solo, relevo, clima), e não-naturais criados pelo homem, que atuam influenciando os seres-vivos.
2- Defina poluição ambiental:
Poluição é o termo empregado para designar a deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema, que afeta negativamente a vida humana e de espécies animais e vegetais. A poluição modifica o meio ambiente, ou seja, o sistema de relações no qual a existência de uma espécie depende do mecanismo de equilíbrio entre processos naturais destruidores e regeneradores.
3- Quando e como os problemas ambientais começaram a se agravar?
A partir da Revolução industrial, os problemas ambientais começaram a se agravar, primeiro nos países desenvolvidos e depois em todo o mundo.
A questão ambiental se tornou realmente um problema com o advento da revolução industrial. Já no início do século XIX registraram-se queixas, no Reino Unido, contra o ruído ensurdecedor de máquinas e motores. As chaminés das fábricas lançavam no ar quantidades cada vez maiores de cloro, amônia, monóxido de carbono e metano, aumentando a incidência de doenças pulmonares. Os rios foram contaminados com a descarga de grande volume de dejetos, o que provocou epidemias de cólera e febre tifoide. No século XX surgiram novas fontes de poluição, como a radioativa e, sobretudo, a decorrente dos gases lançados por veículos automotores.
4- Exemplifique uma relação natural que pode ser afetada pela poluição:
Quando as emanações de gases tóxicos das cidades aumentam desmedidamente, o excesso pode prejudicar o regime pluvial, porque as gotas que se formam são demasiado pequenas para cair como chuva. Alem, sobretudo da precipitação radioativa que é provocada por certas substâncias lançadas ao ar pelas chaminés de fábricas, e que podem disseminar-se ampla e rapidamente.
5- Quais são os tipos?
Poluição da água, poluição do ar, poluição do solo, radioativa, térmica e poluição sonora.
6- Quais são os principais agentes poluidores da água?
Os agentes poluidores são inúmeros, podendo ir desde o mercúrio empregado no garimpo e os agrotóxicos agrícolas, passando pelos esgotos residenciais e industriais, até as chuvas ácidas e os materiais sintéticos não-biodegradáveis, como o plástico e o óleo despejado pelos navios petroleiros.
7- Quais são os principais poluentes atmosféricos?
O principal poluente atmosférico produzido pelo homem (o dióxido de carbono e o vapor d’água são elementos constitutivos do ar) é o dióxido sulfúrico, formado pela oxidação do enxofre no carvão e no petróleo, como ocorre nas fundições e nas refinarias. Lançado no ar, ele dá origem a perigosas dispersões de ácido sulfúrico. Às vezes, à poluição se acrescenta o mau cheiro, produzido por emanações de certas indústrias, como curtumes, fábricas de papel, celulose e outras.
O monóxido de carbono é produzido sobretudo pelos automóveis, pela indústria siderúrgica e pelas refinarias de petróleo. Outros poluentes atmosféricos são: hidrocarbonetos, aldeídos, óxidos de azoto, óxidos de ferro, chumbo e derivados, silicatos, flúor e derivados, entre outros.
8- Fale sobre a destruição da camada de ozônio:
No final da década de 1970, descobriu-se nova e perigosa consequência da poluição: a redução da camada de ozônio que protege a superfície da Terra da incidência de raios ultravioleta. Atribuiu-se o fenômeno à emissão de gases industriais conhecidos pelo nome genérico de clorofluorcarbonos (CFC). Quando atingem a atmosfera e são bombardeados pela radiação ultravioleta, os CFC’s, muito usados em aparelhos de refrigeração e em sprays, liberam cloro, elemento que destrói o ozônio.
9- Quais são os males causados ao homem devido a destruição da camada de ozônio?
Provoca o envelhecimento precoce, queimadura e câncer de pele em países tropicais como o Brasil, alem de prejudicar a visão e o aparelho respiratório. A concentração de poluentes na atmosfera ainda provoca alergias e afeta o sangue e os tecidos ósseo, nervoso e muscular.
10- Fale sobre o efeito estufa:
O dióxido de carbono, ou gás carbônico, importante regulador da atmosfera, pode causar modificações climáticas consideráveis se tiver alterada a sua concentração. É o que ocorre no chamado efeito estufa, em que a concentração excessiva desse gás pode provocar, entre outros danos, o degelo das calotas polares, o que resulta na inundação das regiões costeiras de todos os continentes, alem de causar também secas e desertificação.
11- Por que Cubatão se destacou como cidade de maior poluição atmosférica entre 1970 e 1980?
Porque além de ser altamente industrializada, o relevo dificulta a circulação atmosférica, pois a cidade se localiza ao lado da Serra do Mar.
12- Explique as soluções encontradas para diminuir o problema do volume de lixo nos grandes centros urbanos:
O lixo coletado pode ser processado, isto é, passar por algum tipo de beneficiamento a fim de reduzir custos de transporte e inconvenientes sanitários e ambientais. As opções de tratamento do lixo urbano, que podem ocorrer de forma associada, são: compactação, que reduz o volume inicial dos resíduos em até um terço, trituração e incineração. Boa opção do ponto de vista sanitário, a incineração, porém, é condenada por acarretar poluição atmosférica.
A disposição final do lixo pode ser feita em aterros sanitários e controlados ou visar à compostagem (aproveitamento do material orgânico para a fabricação de adubo) e a reciclagem. Esses dois últimos processos associados constituem a mais importante forma de recuperação energética. A reciclagem exige uma seleção prévia do material, a fim de aproveitar os resíduos dos quais ainda se pode obter algum benefício, como é o caso do vidro, do papel e de alguns metais.
13- O que os especialistas recomendam sobre o “problema lixo”?
A solução defendida por muitos especialistas, porém, envolve a redução do volume de lixo produzido. Isso exigiria tanto uma mudança nos padrões de produção e consumo, quanto a implantação de programas de coleta seletiva de lixo. Nesse caso, os diversos materiais recicláveis devem ser separados antes da coleta, com a colaboração da comunidade.
14- Explique o processo de desertificação:
A seca e a baixa fertilidade do solo, agravados pela ação humana em atividades predatórias ou desmatamentos, causa a degradação do meio ambiente com tendência a criação de zonas desérticas.
15- Quando foi assinado e o que previa o Protocolo de Kyoto?
160 países assinaram em 1997 em Kyoto, no Japão, um protocolo prevendo a redução da emissão de gases poluentes responsáveis pelo aquecimento global.
Por: Fabrícia Carvalho
Veja também:
- Questão Ambiental
- Hábitat e Nicho Ecológico
- Problemas ambientais urbanos
- Impactos Ambientais no Litoral Brasileiro