A teoria de Lamarck, o Lamarquismo, se fundamentava em três princípios básicos:
- Toda alteração no ambiente leva a uma alteração nos organismos e esses para se adaptarem modificam-se de acordo com as necessidades do ambiente.
- A Lei do uso e desuso: todo órgão de que os organismos mais se utilizam hipertrofiam e aqueles pouco requisitados se atrofiam.
- Lei da herança dos caracteres adquiridos: as alterações estruturais dos órgãos adquiridas durante a vida, por influência do meio, seriam transmitidas ao longo das gerações.
Lamarck, como exemplo, demonstrava o que acontece com os atletas para comprovar que a musculatura muito solicitada aumenta de tamanho, ao passo que nos indivíduos que não as utilizam elas se atrofiam.
Isso não é uma verdade, pois os indivíduos que forçam demais a visão não enxergam cada vez melhor.
O grande mérito de Lamarck foi ter sido o pioneiro nas questões da evolução e de despertar a atenção dos naturalistas da época (século XVIII) para o fenômeno da formação de novas espécies.
Para Lamarck, a hipótese do aumento gradativo das pernas das aves aquáticas ocorreu devido ao esforço para esticá-las e assim evitar molhar as penas durante a movimentação na água. Essa característica que foi sendo adquirida, era então transmitida para as novas gerações e assim as pernas dessas aves foram ficando cada vez mais longas.
Por: Renan Bardine