Reinos

Bactérias

Grupo abundante de organismos unicelulares e microscópicos, bactérias não têm núcleo diferenciado e se reproduzem por divisão celular simples, pertencem ao reino Monera, também conhecido como organismos procariontes.

Uma célula bacteriana apresenta organização muito simples: parede celular, membrana plasmática, citoplasma, hialoplasma, ribossomos, material genético e, às vezes, plasmídios.

Classificação

As bactérias são classificadas de acordo com vários critérios:

  • por sua forma, em cocos (esféricas), bacilos (forma de bastão), espiroquetas e espirilos (com forma espiral);
  • segundo a estrutura da parede celular;
  • pelo comportamento que apresentam diante da coloração de Gram; em função da necessidade ou não de oxigênio para sobreviver (aeróbias ou anaeróbias, respectivamente);
  • e segundo suas capacidades metabólicas ou de fermentação.
Bactérias esféricas
Bactérias esféricas são chamadas cocos.
Bactérias bastonetes ou Bacilos
Bactérias com formato de bastonete são os bacilos.
Bactérias espiraladas
Espiraladas são os espirilos.

Características

Nem todas as bactérias têm capacidade de movimento, mas as que o fazem se deslocam graças à presença de apêndices filamentosos denominados flagelos. Estes podem se localizar por toda a superfície celular, em apenas um ou em ambos os extremos, e podem estar isolados ou reunidos em grupo. O material genético da célula bacteriana é formado por uma fibra dupla de ADN circular .

Muitas bactérias possuem também pequenos ADNs circulares chamados plasmódios, que carregam informação genética, mas na maioria das vezes não são essenciais na reprodução.

As células bacterianas se dividem por fissão; o material genético se duplica e a bactéria aumentada se divide pela metade, formando duas células-filhas idênticas à célula-mãe.

Em condições favoráveis, se a divisão ocorre uma vez a cada 30 minutos, transcorridas 15 horas uma única célula terá originado milhões de descendentes. Esses grupos, chamados colônias, podem ser observados a olho nu.

Função

As bactérias são responsáveis pela decomposição ou deterioração da carne, do vinho, das verduras, do leite e de outros produtos de consumo diário.

Sua ação pode causar mudanças na composição de alguns alimentos e estragar-lhes o sabor. Além disso, quase 200 espécies de bactérias são patogênicas, isto é, causam enfermidades no ser humano. Por outro lado, as bactérias são de grande importância em muitas indústrias.

A capacidade de fermentação de certas espécies é aproveitada na produção de queijo, iogurtes, temperos e embutidos.

Localização

Os microrganismos são encontrados em praticamente todos os ambientes naturais, tais como solo, ar, água, plantas, animais, corpo humano, alimentos e esgoto.

Apresentam-se sob a forma de comunidades (conjunto de população de espécies), e para que possamos estudá-los no laboratório, necessitamos separá-los individualmente, para que, em cultura formem populações clonadas (iguais, puras), conhecidas como culturas puras (colônias).

Estrutura de uma bactéria:

Estrutura de uma bactéria

1. Nucleoide: É a região na qual se concentra o material genético da bactéria, ou seja, uma molécula circular de DNA. Não há um envoltório separando o DNA do citoplasma.

2. Membrana celular: É semelhante à das células eucarióticas, mas desprovida de colesterol.

3. Parede bacteriana: É constituída por polissacarídios bastante complexos e protege a bactéria.

4. Citoplasma: Nele ocorrem as reações químicas necessárias à manutenção da vida da bactéria.

5. Ribossomos: São menores que os das células eucarióticas e também responsáveis pela síntese de proteínas.

Por: Jose Machado de Oliveira

Veja também: