Economia

Setores da Economia

As atividades econômicas dividem-se em três setores: primário, secundário e terciário. Recentemente, em função da enorme amplitude e expansão do setor terciário, alguns autores consideram a existência de um setor quaternário.

Setor primário

O setor primário da economia compreende todas as atividades que se baseiam na extração de bens e recursos do meio natural: a agricultura, a criação de gado, a pesca, a caça, a exploração das florestas e a mineração. Muitos dos produtos que se obtêm dessas atividades não necessitam de nenhuma ou de muito pouca transformação antes de seu consumo, como as laranjas ou a carne de vaca.

Outros produtos, no entanto, são utilizados como matéria-prima para diversas indústrias, como o algodão para fabricação de tecidos, a bauxita para produção de alumínio, as sementes oleaginosas para elaborar pinturas ou a celulose utilizada na fabricação de papel.

As atividades primárias se desenvolvem nas zonas rurais, marítimas e florestais, quase sempre distantes das grandes cidades.

Nos países desenvolvidos, essas tarefas ocupam uma proporção muito pequena da população ativa (inferior a 10%). Nos países em desenvolvimento, chegam a empregar 50% da população.

População ativa do setor primário da economia

Setor secundário

O setor secundário da economia agrupa as atividades econômicas encarregadas da transformação de bens e recursos extraídos do meio natural (matérias-primas) em produtos elaborados. As atividades essenciais do setor são a construção e a indústria. As indústrias costumam situar-se nas cidades ou em regiões próximas.

Atualmente, o setor industrial se caracteriza por

  • Emprego de maquinário cada vez mais sofisticado.
  • Redução da mão-de-obra como consequência do uso de máquinas e robôs.
  • Maior preparação e especialização dos trabalhadores.
  • Produtos cada vez mais personalizados.

O número de trabalhadores empregados no setor secundário é muito pequeno nos países subdesenvolvidos (cerca de 10%) e moderado nos desenvolvidos (em tomo de 30%) por causa da robotização.

População ativa do setor secundário da economia

Setor terciário

O setor terciário da economia inclui todas as atividades em que não se produzem bens materiais de forma direta, as quais, portanto, não se encaixam dentro da definição dos outros dois setores econômicos. Essas atividades são conhecidas como serviços.

O setor terciário inclui atividades muito diversas: desde a entrega de propaganda em domicilio até a pesquisa científica. Por isso, alguns autores falam de um setor terciário decisional ou avançado, ou até de um setor quaternário, para referir-se aos serviços que requerem maior grau de qualificação.

Atualmente, sob a denominação de serviços, agrupam-se o comércio, a hotelaria, os transportes e as comunicações, o setor financeiro, os serviços sociais, as atividades relacionadas ao lazer, além de um conjunto de atividades auxiliares às citadas (assessorias, informática etc). Nessa variedade de serviços, diferenciam-se quatro tipos principais:

  • Os serviços de distribuição: atividades de comércio e transporte que colocam ao alcance da população os produtos para serem consumidos.
  • Os serviços a empresas e aos bancos: facilitam seu funcionamento mediante concessão de créditos, assessoramento jurídico e fiscal, contratação de seguros etc.
  • A administração pública e os serviços sociais: incluem todas as atividades financiadas pelo Estado, destinadas a regular o funcionamento da sociedade e a melhorar a qualidade de vida da população.
  • Os serviços pessoais: são aqueles que buscam atender a demanda da população em aspectos tão variados como hotelaria e turismo, cinema e teatro, além de conserto de carros e cuidado pessoal, entre outros.
População ativa do setor terciário da economia

Ainda que os serviços estejam presentes em todo o território, são mais característicos das áreas urbanas.

Nos países desenvolvidos, mais de 60% da população ativa trabalha no setor terciário, ao passo que a cifra é muito variável nos países subdesenvolvidos (de 10 a 40%). Quando a porcentagem é alta nesses países, em geral se refere a atividades menos produtivas e qualificadas.

Por: Paulo Magno da Costa Torres

Veja também: