01. “Os anos 50 de Israel”
O povo judeu, durante séculos, nutriu esperanças de que um dia houvesse condições para a criação de um estado próprio, ideia que começou a concretizar no final do século passado. Nessa época surgiu na Europa um movimento que objetivava a criação de um lar nacional para os judeus espalhados pelo mundo. O lugar ideal para que isso acontecesse era, obviamente, dentro do território da sua área de origem, a Palestina, e assim propôs a ONU em 1948 a criação do Estado de Israel. O movimento de judeus em direção à Palestina denominou-se:
a) Ramada
b) Sionismo
c) Intifada
d) Yom Kippur
e) Diáspora
02. Recentes eleições em Israel levaram o poder a direita, que garantiu votos numa plataforma baseada numa ação mais dura contra os palestinos, o que poderá comprometer a paz na região, principalmente a concretização do acordo entre Israel e os palestinos.
Sobre o acordo citado no texto, indique o movimento palestino que levou ao início das negociações, as reivindicações da população palestina, o resultado direito do acordo entre a OLP e Israel e o papel que a OLP representou durante as negociações.
03. Israel se destaca no Oriente Médio como país ocidental aliado dos interesses americanos na região e pela tecnologia que tornou um território árido em oásis da fertilidade. Essa prosperidade, no entanto, tem um custo elevado; além disso, suas fronteiras, desde a sua criação em 1948, nunca foram tranquilas.
Sobre o texto identifique problemas de fronteira que Israel enfrenta recentemente e aponte alguns destaques de Israel no setor tecnológico.
04. Em setembro último o Iraque iniciou uma ofensiva militar que assegurou ao regime de Saddam Husseim o controle total do país. A respeito disso, a ONU mantém duas áreas de exclusão, uma ao norte do paralelo 34º norte e outra ao sul do paralelo 32º norte. Nessas zonas o Iraque não pode movimentar tropas. Apesar da ousadia iraquiana, a pronta ação dos Estados Unidos na região do Golfo Pérsico foi criticada pela maioria dos países.
Baseado no texto e em seus conhecimentos, explique porque a intervenção dos Estados Unidos não teve o mesmo apoio daquela empreendida em 1991, e indique quais problemas internos que Saddam Hussein enfrenta para a manutenção de seu poder.
05. (FUVEST) A região da Ásia conhecida por Mesopotâmia foi importante área agrícola, hoje reduzida às zonas ribeirinhas irrigáveis. Constitui uma planície drenada pelos rios:
a) Tigre e Eufrates, no Iraque;
b) Indo e Ganges, no Paquistão e na Índia;
c) Ganges e Bramaputra, na Índia e Bangladesh;
d) Hoang-Ho e Yang-Tsé, na China;
e) Amu-Daria e Syr-Daria, no Uzbequistão.
06. (FUVEST) A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicidade das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua Cidade Santa na Ásia Ocidental. São elas:
a) Fetichismo, Islamismo e Judaísmo;
b) Budismo, Hinduísmo e Maometismo;
c) Judaísmo, Cristianismo e Islamismo;
d) Cristianismo, Bramanismo e Islamismo;
e) Budismo, Judaísmo e Islamismo.
07. (PUC) Escolha entre as alternativas abaixo aquela que contém as nações do Sudoeste da Ásia envolvidas diretamente em conflitos bélicos nos últimos três anos:
a) Israel, Síria, Egito, Iraque e Vietnã;
b) Líbano, Síria, Turquia, Jordânia e Paquistão;
c) Egito, Síria, Israel, Iraque e Cambodja;
d) Israel, Líbano, Síria, Iraque, Irã e Afegansitão;
e) Líbano, Iraque, Irã, Kuwait e Arábia Saudita.
08. (MACK) Apesar da elevada renda per capita, advinda da exportação de petróleo, o Oriente Médio encontra sérios problemas para seu desenvolvimento. dentre as causas desses problemas, podemos destacar:
a) a aridez do clima e o baixo nível técnico da população;
b) a falta de acesso ao mar e a escassa rede hidrográfica;
c) o baixo crescimento populacional e o elevado padrão e consumo da população;
d) a elevada porcentagem de analfabetismo e a distribuição igualitária da renda;
e) a persistência do nomadismo e a elevada porcentagem de universitários na população.
09. (UFV) Das alternativas, aquela que corresponde à causa do acordo entre Israel e a Organização para Libertação da Palestina (OLP) é:
a) o fortalecimento do grupo liderado por Arafat sobre as demais facções palestinas;
b) a superioridade bélica dos países árabes com a ajuda do Irã;
c) a pressão do mundo ocidental forçando Israel a conceder autonomia à faixa de Gaza e às cidades de Jericó e Hébron;
d) o fim da política de bipolarização do mundo e a ascensão do partido trabalhista ao governo israelense;
e) o fim da guerra civil no Líbano e o fortalecimento político e bélico da Síria.
10. (FAAP) Quando das negociações entre Israel e Síria, necessariamente deveria entrar no cenário das discussões um acordo sobre uma região denominada:
a) Jericó
b) Nazaré
c) Canal de Suez
d) Colinas de Golan
e) Rio Jordão
Leia o artigo: Geopolítica do Oriente Médio
Respostas:
01. B
02. – Intifada.
– Autonomia sobre os territórios de Gaza e Cisjordânia.
– Reconhecimento mútuo entre Israel e a OLP; o acordo deu aos palestinos autonomia sobre a Faixa de Gaza e a cidade de Jericó na Cisjordânia.
– Legítimos representantes dos interesses palestinos.
03. – consolidação do acordo com os palestinos, em Gaza e Jericó, problemas com milicianos muçulmanos no sul do Líbano e retomada das negociações com a Síria sobre as Colinas de Golan.
– irrigação, energia nuclear, solar e eótica, biotecnologia, indústria bélica.
04. Além de um conflito na região poder levar à elevação dos preços do petróleo, o problema atual no Iraque diz respeito a uma questão interna; além disso, há um nítido interesse do governo dos EUA de utilizar o conflito para colher dividendos eleitorais.
05. A | 06. C | 07. D | 08. A |
09. C | 10. D |