Continentes

Ásia de Monções

A Ásia de Monções compreende o Sul e Sudeste Asiático e está localizada entre o Trópico de Câncer e a linha do Equador. A região é caracterizada pelo clima de monções, decorrente dos ventos de mesmo nome.

Excetuando a Sibéria, a Mongólia e o Tibet, de clima continental pronunciado (invernos muito rigorosos), e uma estreita faixa mediterrânea, existem na Ásia duas grandes zonas climáticas: uma Ásia Ocidental (no oeste do Paquistão), seca, e, no resto do continente, uma Ásia úmida, a Ásia das monções, de chuvas de verão.

Mais do que o relevo, o clima determina a localização da população. Cerca de 90% dos habitantes concentram-se na região das monções (30% da superfície do continente), sobretudo nas planícies e nos deltas dos rios Indo, Ganges, Bramaputra, Mecong, Vermelho, Yang Tse e Huang He.

1. O clima de monções

A Ásia de Monções caracteriza-se pelas temperaturas relativamente elevadas, na maior parte do ano, e duas estações bem definidas, uma seca e fria (monções de inverno) e outra chuvosa e quente (monções de verão).

– Monções de inverno ou continentais:

Durante o inverno, as temperaturas na Ásia Central são muito baixas, formando uma zona de alta pressão no interior do continente.  Sobre o Oceano Índico, as temperaturas são bem elevadas, formando  uma zona de baixa pressão, que resulta nas monções de inverno.

As áreas de alta pressão são centros dispersores de ventos, que, no inverno, sopram do continente em direção ao oceano. Como os ventos se originam no continente, o ar é seco e quase não chove.

– Monções de verão ou marítimas:

No verão, acontece o contrário, forma-se uma zona de baixa pressão por causa das elevadas temperaturas e, sobre o Oceano Índico,  forma-se uma zona de alta pressão. Os ventos sopram do oceano para o continente. É a monção de verão que provoca fortes chuvas, porque os ventos são de origem marítima e, portanto, carregados de umidade.

As monções na Ásia

Em função do relevo, que na Península do Decã apresenta-se inclinado de oeste para leste, grande parte da Índia e do Paquistão não é atingida pelos ventos úmidos da monção de verão, apresentando vastas áreas que chegam a ser quase um deserto. As chuvas são escassas e irregulares, afetando seriamente grande parte da população que sobrevive de agricultura.

As regiões mais atingidas pelas monções apresentam umidade abundante e uma vegetação de florestas densas e savanas. As florestas cobrem as regiões litorâneas e ilhas, mas estão sendo devastadas devido à expansão agrícola.

O clima equatorial predomina no arquipélago da Indonésia, onde, devido à umidade e às altas temperaturas, surge a densa Floresta Equatorial.

2. Características Gerais

A Ásia de Monções é uma região banhada por dois oceanos: o Índico e o Pacífico. No Oceano Índico, destaca-se o Mar da Arábia ou Mar de Omã, entre a Península Arábica e a Península do Decã, além do Golfo de Bengala, entre a Península do Decã e a Indochina. No Oceano Pacífico, ternos o Golfo do Sião e o Mar da China Meridional.

A Ásia das Monções é formada tanto por países de economia capitalista, como a Índia, Bangladesh, Indonésia etc., quanto por países que já viveram a experiência socialista, como certos países da Indochina.

Ásia de Monções
Mapa da Ásia de Monções

3. Relevo da Ásia de Monções

O Sul e Sudeste Asiático apresentam três unidades morfológicas distintas.

  • Ao norte estendem-se grandes montanhas que isolam a Índia e o Paquistão do Irã, da Ásia Central e da Birmânia ou Mianmar. O Himalaia é a principal formação, onde são encontrados os picos mais elevados do globo, como o Everest (8.848 metros de altitude), além de outros 60 picos mais altos do mundo.
  • Na Península do Decã, temos o planalto de mesmo nome, formado de terrenos cristalinos e muito ricos em reservas minerais. Na Península da Indochina, o maior destaque é para o Planalto Cristalino do Laos.
  • As planícies aparecem junto aos rios, principalmente no Baixo Mecong, sendo a maior a Indo-Gangética, formada por sedimentos transportados das montanhas do Norte.

4. Hidrografia da Ásia de Monções

Os rios que nascem no Himalaia são normalmente alimentados pela neve e pela monção de verão; são volumosos e banham as regiões de maiores pluviosidades. Os rios que nascem no Planalto do Decã são geralmente alimentados pela monção de verão e variam de volume, sendo que alguns não são perenes.

  • Rio Indo: Nasce no Himalaia, região da Caxemira, corta todo o Paquistão, e desemboca no Mar de Omã ou da Arábia. E o maior rio que desemboca no Oceano Índico, com mais de 3.200 km de extensão.
  • Rio Ganges: E o rio sagrado da Índia, banha a cidade sagrada de Benares (berço do bramanismo). A 350 km da costa, junta suas águas às do Rio Bramaputra, desembocando no Golfo de Bengala, junto a Bangladesh.
  • Rio Bramaputra: Nasce no Tibete, nas encostas do Himalaia, passa pela Índia, Bangladesh e desemboca em forma de delta, juntamente com o Ganges, no Golfo de Bengala; possui 2.900 km de extensão.
  • Rio Mecong: Nasce no Tibete e atravessa a Península da Indochina. Divide o Laos de Mianmar e da Tailândia, atravessa o Camboja e o Vietnã (banha Ho Chi Minh) e desemboca, depois de 4.500 km, no Mar da China Meridional (Oceano Pacífico)

4. Quadro humano da Ásia de Monções

Religião:

Em 1947, com a retirada dos ingleses da União Indiana, esta foi dividida em várias unidades políticas, em função de sua diversidade religiosa, a saber

  • Índia — onde predomina o hinduísmo ou bramanismo;
  • Nepal, Butão e Sri Lanka (Ceilão) — onde predomina o budismo;
  • Paquistão e Bangladesh — onde predomina o islamismo;
  • Na Tailândia predomina o budismo.

Em 1971, o Paquistão Oriental tornou-se independente do Paquistão Ocidental, formando o novo Estado de Bangladesh.

Os povos do Tibete (China), Mianmar e Nepal professam o lamaísmo e têm sua cidade sagrada em Lhassa no Tibete.

Etnias:

Os diferentes grupos étnicos da Ásia de Monções podem ser agrupados em:

  • brancos — representados pelos hindus (indianos e paquistaneses);
  • amarelos — representados pelos malaios (filipinos e indonésios) e pelos indochineses (vietnamitas, cambojanos, birmanianos);
  • negros — representados pelos dravidianos (Sri Lanka e Sudeste da Índia).

Na Indochina e ilhas do Sudeste Asiático, predominam os amarelos, que também pertence a várias etnias: paleossiberianos, mongóis, chineses do Norte, chineses do Sul, indonésios (mestiços de negros –  negritos – com melanésios).

A Ásia das Monções caracterizou-se pelo domínio europeu, sobretudo dos ingleses na União Indiana e dos holandeses e franceses na Indochina.

Distribuição Populacional:

Atualmente, a Ásia das Monções caracteriza-se por ser um dos maiores “formigueiros humanos” do mundo. A população ocupa especialmente as planícies e deitas aluviais, além de toda a porção litorânea. A Ilha de Java na Indonésia, o Vale do Ganges e o seu delta em Bangladesh (junto com o Rio Bramaputra) são os adensamentos mais destacados. Bangladesh apresenta a maior densidade demográfica da Ásia: 975hab./km2.

Por: Renan Bardine

Veja também: