A Era Arqueozoica teve origem há cerca de 4.6 bilhões de anos, é a fase da formação física do planeta, destacando-se:
- solidificação do magma, dando origem às rochas ígneas ou magmáticas, como o basalto e o granito;
- origina-se o embasamento cristalino dos continentes, ou seja, a sua base, que sofreu ampliações devido a movimentos tectônicos da crosta ocorridos em suas bordas. Formam- se cinco continentes primitivos;
- formam-se as primeiras cadeias de montanhas, por ação de dobramentos;
- em função da menor espessura da crosta, a atividade vulcânica era muito intensa, com grandes derrames que auxiliaram na ampliação das áreas continentais;
- ocorre a erosão das primeiras montanhas formadas, o transporte e o depósito dos sedimentos nas partes mais baixas.
- forma-se a atmosfera primitiva, originária de gases saídos do interior da Terra. Sua constituição era muito diferente da atual, pois não havia oxigênio molecular livre (07); os principais gases eram provavelmente o metano, o amoníaco e o dióxido de carbono. Esta atmosfera teria um aspecto externo semelhante ao de Júpiter;
- os oceanos formam-se a partir de vapor d’água originário do interior da crosta e que, resfriando- se, acabou por depositar-se nas depressões entre as massas continentais.
Nas águas e lama primitivas, começaram a ocorrer inúmeras reações químicas, a “sopa primordial”. Alguns compostos químicos específicos aprenderam a fazer “cópias” de si mesmos, isto é, a se reproduzir. Desse modo, originaram-se as primeiras formas de vida: seres minúsculos, unicelulares, semelhantes às atuais algas azuis e bactérias.
Ao longo dos milhões de anos que se passaram, a vida se diversificou e passou a ocupar os mares e oceanos primitivos.
Surgimento do Planeta Terra
A) No início da formação do sistema solar, há 4,6 bilhões de anos, uma grande nuvem de gases e poeira se contraiu e formou um sol primitivo, denominado protosol.
B) O restante dessa nuvem contraiu-se novamente, formando grandes agrupamentos de partículas de gelo e rocha que, após algum tempo, condensaram- se e deram início à formação dos diversos planetas. A Terra levou cerca de 100 milhões de anos para se transformar em uma grande massa rochosa.
C) À medida que as partículas de rocha se chocavam fortemente umas contra as outras e que a sua radioatividade causava mais calor, o planeta foi se aquecendo tanto que se transformou numa imensa bola incandescente de lava.
D) Fragmentos de ferro derreteram-se e concentraram- se no seu centro, formando o núcleo. Rochas e minerais mais leves flutuaram acima do núcleo, numa camada intermediária chamada manto, de consistência parcialmente pastosa, até que há 4,5 bilhões de anos o planeta começou a perder calor para o espaço e sua superfície se resfriou, formando a crosta terrestre ou litosfera. Vulcões surgiram para expelir os gases e o vapor d’água que se formavam abaixo da crosta, o que deu início à atmosfera primitiva.
E) Quando a temperatura baixou mais, o vapor d’água se condensou, transformando-se em gigantescas nuvens, e choveu muito sobre a superfície do planeta. A água líquida acumulou-se nas superfícies mais baixas, dando origem aos primeiros oceanos, lagos e rios.
Por: Renan Bardine