A posição da Terra no sistema planetário que gira em torno do Sol e suas principais características físicas, como a temperatura, a densidade, o estado físico dos materiais e as propriedades da atmosfera, entre outras, fazem a Terra se destacar dos demais astros que compõem o Sistema Solar, principalmente por ser o planeta da vida.
Além disso, também do ponto de vista geológico, a Terra é única e interessante.
Forma e dimensões
A Terra tem a forma de uma esfera com um leve achatamento nos polos, conhecida como forma geoide.
O planeta tem cerca de 510 milhões km de superfície. Apesar desse valor, aparentemente grande, a Terra é um astro pequeno, 1,3 milhão de vezes menor do que o Sol.
Se for traçada uma linha imaginária ao longo da região mais larga da Terra (conhecida como linha do Equador), o planeta se divide em dois hemisférios: o norte e o sul.
Um planeta vivo
O que é que torna a Terra diferente dos demais planetas do Sistema Solar? Do ponto de vista planetário, a Terra é um planeta rochoso; é, de fato, o “protótipo” de planeta sólido, com várias camadas: crosta, manto e núcleo. Essa condição torna-a diferente dos planetas gasosos. E, entre os planetas interiores, a Terra se destaca por ser o único que abriga a vida como a conhecemos.
Coexistem na Terra milhares de espécies vegetais e animais, que constituem, respectivamente, a flora e a fauna terrestres. A espécie humana é uma das muitas que ocupam o planeta.
A temperatura na superfície da Terra é, com algumas exceções, bem amena. O Sol é a principal fonte de energia do planeta: as plantas e os animais, incluídos os humanos, necessitam da luz e do calor do Sol para existir. A Terra está a cerca de 150 milhões de quilômetros do Sol. Essa é uma distância adequada: se estivesse mais perto ou distante, a vida no planeta seria impossível devido, respectivamente, ao calor e ao frio,
A vida na Terra é possível graças, também, à atmosfera, camada de ar que rodeia o planeta composta fundamentalmente de oxigênio e nitrogênio, imprescindíveis para a vida. Além disso, a atmosfera regula a temperatura da superfície terrestre, impedindo que se aqueça demais durante o dia e à noite se torne muito fria.
A presença de água no estado líquido na superfície torna a Terra diferente dos demais planetas do Sistema Solar. Quase 71% da superfície terrestre estão cobertos de água.
A biosfera é o local da Terra em que se desenvolveu a vida. A maior parte dos seres vivos se localiza em uma faixa situada entre os 3 mil m de altitude e os 2 mil m de profundidade, pois é nela que as condições de umidade, luz e temperatura são favoráveis à vida.
Características do planeta Terra
Por: Paulo Magno da Costa Torres
Veja também:
- Origem da Terra
- Movimentos da Terra – Rotação e Translação
- Camadas da Terra
- Crosta Terrestre
- Hidrosfera
- Biosfera
- Atmosfera