O Sol é a estrela que fica no centro do sistema solar, sendo que todos os corpos celestes deste mesmo sistema giram em torno dele. Sem ele, com sua luz, energia e calor, não haveria vida no planeta Terra.
Na antiguidade, chegou a ser adorado como um deus. Hoje, pode-se dizer que ele é o monarca de nosso sistema planetário.
O Sol é formado por uma região central, o núcleo, onde ocorrem reações nucleares violentas e de onde muita energia é transmitida em direção à superfície, por irradiação e também por movimentos de convecção. Essa energia passa por uma zona radiativa, logo após o núcleo, e atinge a zona convectiva. Dessa região, a energia gerada internamente no Sol é transportada para a sua superfície.
A superfície solar é denominada fotosfera, uma região visível a olho nu, espessa, com cerca de 500 km. Nessa região, é possível se identificarem as manchas solares, que são regiões em que há redução de temperatura e pressão das massas gasosas do Sol, em razão de alterações do seu campo magnético. E também as granulações solares, pois a fotosfera não é lisa, mas cheia de granulações brilhantes no centro.
A atmosfera solar é formada pela fotosfera, pela cromosfera, uma fina camada avermelhada logo acima da fotosfera, e pela coroa solar, a parte mais externa e extensa. Nela, proeminências se expandem com os ventos solares.
Características do Sol
O Sol surgiu há cerca de 5 bilhões de anos, portanto é mais velho que a Terra, que tem “apenas” 4 bilhões de anos. Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior que a massa da Terra, é um milhão de vezes mais pesado, e seu diâmetro é de aproximadamente 1,4 milhão de quilômetros.
Distância
A distância entre a Terra é o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Sua luz chega à Terra em oito minutos, viajando à velocidade de 300.000 km/s.
Formação
O Sol é, basicamente, uma grande esfera de gás. É formado de 73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos.
Temperatura
Em seu núcleo, a temperatura chega a 15 milhões de graus Celsius.