Países

Nova Zelândia

A Nova Zelândia está localizada a sudeste da Austrália e, apesar da grande diferença quanto ao tamanho do território – 268.021 km2, aproximadamente 3% do território australiano –, apresenta uma grande semelhança social e econômica com esse país vizinho. Também é uma ex-colônia britânica, a maior parte da população fala o inglês, assim como o maori, e o país também é membro da Com­monwealth.

O território é formado basicamente pelas duas maiores ilhas, do Norte e do Sul. É predominantemente montanhoso (com vulcões e terremotos), o que facilita a geração de energia hidrelétrica (60% da energia gerada no país), apresentando estreitas planícies, onde concentra a população. O clima predominante é o temperado oceânico, condição que favorece o desenvolvimento de uma vegetação muito densa, diferentemente da Austrália.

Assim como a Austrália, a Nova Zelândia apresenta um elevado desenvolvimento na pecuária de ovinos. A agricultura é bastante desenvolvida, em razão das condições favoráveis (clima) e dos elevados investimentos (tecnologia). Frutas e cereais são os destaques.

Mapa político da Nova Zelândia.
Nova Zelândia – Político.

A extração de madeira e a pesca complementam o setor primário, que apresenta pequena participação do extrativismo mineral em razão do pequeno território e da formação geológico-mineral, condições que contribuem para a ocorrência mineral em pequenas quantidades.

Essa condição mineral do país contribui para a forte dependência de importação mineral para abastecer a indústria de base. Já a indústria de processamento agropecuário apresenta forte desenvolvimento, principalmente nos setores de frigoríficos, lacticínio e têxtil.

Sua população é de aproximadamente 4,6 milhões de habitantes que vivem com elevada qualidade de vida (IDH de 0,915, 13º em 2017) e está concentrada na ilha do Norte, principalmente nas cidades de Auckland (1 milhão de habitantes) e Wellington (400 mil habitantes), capital do país.

Etnicamente, há um predomínio de descendentes de brancos britânicos (colonizadores), além da minoria maori, nativa do território, que sobreviveu, em pequeno número, ao extermínio promovido pelo colonizador. Na atualidade, lutam por maior reconhecimento e participação na vida política nacional.

Na política externa, a Nova Zelândia tem travado um duelo diplomático com Estados Unidos, França e Reino Unido para a proibição de testes nucleares no Pacífico sul, assim como a extinção de rotas de navios com armamentos nucleares pela região.

Veja também: