Países

Tudo sobre a Austrália

A Austrália, considerada país-continente, é o sexto país em extensão territorial, com uma área total superior a 7,7 milhões de km². Sua área é superada apenas por Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.

Esse país de extenso litoral é banhado pelos oceanos Índico e Pacífico. Entre as poucas ilhas da sua extensa costa, destaca-se a ilha da Tasmânia, separada da Austrália pelo estreito de Bass, a sudeste do país.

O território divide-se em seis estados: Queensland, Nova Gales do Sul, Vitória, Austrália Ocidental, Austrália Meridional e Tasmânia, além de dois territórios, o Território do Norte e o Território da Capital da Austrália (Camberra).

Relevo

O escudo Australiano forma um extenso planalto cristalino, o Planalto Ocidental, cujas altitudes variam entre 300 e 600 metros, e possui importantes jazidas minerais.

Ao longo do litoral do Pacífico, localiza-se a cordilheira Australiana, que se estende da península de York ao Estado de Vitória, no extremo sul do continente. Na porção sul dessa cordilheira, encontra-se um dobramento antigo denominado Alpes Australianos, no Estado de Nova Gales do Sul.

Entre o Planalto Ocidental e a cordilheira Australiana, situam-se as Planícies Centrais.

Hidrografia

O país é relativamente pobre em rios, em razão dos climas árido e semiárido que dominam grandes extensões. A bacia hidrográfica mais importante é a do Murray, com o seu grande afluente, o rio Darling, e se localiza ao sul das Planícies Centrais.

A porção centro-ocidental do país é rica em lagos. Os rios existentes nessa região são, em sua maioria, temporários e tributários do Lago Eyre, com 9.583 km².

Mapa da Austrália
Relevo e hidrografia da Austrália

Clima

Predominam, na Austrália, os climas quentes e secos (áridos e semiáridos), responsáveis por extensos desertos como o de Vitória, o Gibson e o Simpson, no Planalto Ocidental.

Nas regiões áridas, a continentalidade é responsável pela acentuada amplitude térmica diária, como ocorre em Alice Springs, no Território do Norte, onde a temperatura, durante o dia, chega a mais de 47 °C à sombra e, durante a noite, cai para –5 °C.

Outros tipos de clima da Austrália são o tropical úmido, nas porções norte e leste, sujeito ao regime das monções; o temperado úmido, de terras férteis; o mediterrâneo e o subtropical, com chuvas no inverno.

Mapa climático da Austrália
Tipos de clima da Austrália

Vegetação

A variedade de climas resulta em uma gama de formações vegetais no território australiano. Fazem parte as extensas savanas (bush), consequência dos climas quentes e áridos, e as florestas tropicais e subtropicais, com a presença de eucaliptos (árvore nativa da Austrália), que se localizam nas áreas úmidas dos litorais setentrional e oriental.

Fauna

A Austrália é conhecida pela sua fauna endêmica, isto é, espécies animais que evoluíram em seu território e apenas lá existem, como o coala, o ornitorrinco, a équidna, o dingo, o canguru entre outros. Isso se deve a seu isolamento continental.

Fauna da Austrália
Canguru, símbolo da exótica fauna australiana

Colonização da Austrália

Os holandeses foram os primeiros europeus a explorar o território australiano. Em 1770, foi a vez do inglês James Cook.

Em 1788, teve início a ocupação e colonização britânica na Austrália: os ingleses se instalaram na Baía de Sydney Cove, onde está localizada a atual cidade de Sydney. Durante muito tempo, a Austrália foi uma colônia penal agrícola inglesa.

População

Os habitantes originários da Austrália eram os aborígines, os quais foram, em sua maioria, exterminados pelos ingleses. Esses povos viviam da coleta, eram nômades e não praticavam a agricultura. Eram economicamente autossuficientes.

Etnia original da Austrália.
Povos primitivos da Austrália (aborígines).

A dominação colonial, porém, desestruturou essas sociedades, relegadas atualmente a áreas isoladas do país, os outbacks. Em muitas comunidades, o estilo de vida nativo reflete valores adotados dos povos colonizadores.

Inicialmente, alguns fatores desmotivavam a ida de europeus para a Austrália: a distância entre os dois continentes e a preferência pela América, relegando a Oceania para segundo plano.

A descoberta do ouro na Austrália, em 1851, mudou essa situação: o país passou a receber milhares de imigrantes europeus, inicialmente britânicos, depois italianos, irlandeses e gregos (dificultava-se a entrada de não europeus no país).

A população da Austrália, com 24 milhões de pessoas (dados de 2016), está concentrada no sudeste e as principais cidades são Sydney, Melbourne e Brisbane. Camberra, a capital, tem pouco mais de 350 mil habitantes.

Os atuais indicadores socioeconômicos − como alto IDH, baixa natalidade, alta expectativa de vida e elevada renda per capita − fazem da Austrália uma nação moderna e desenvolvida.

Economia australiana

É um país que tem uma economia muito diversificada, com uma indústria ligada desde o setor primário, com a produção de alimentos, vinho, tabaco e a exploração mineral, até as atividades que exigem grande tecnologia, como as indústrias de máquinas, equipamentos, produtos químicos, metalúrgica, siderúrgica etc.

O setor terciário representa 71% da economia do país (grande desenvolvimento de tecnologia de ponta e prestação de serviços qualificada), o setor secundário (indústrias) corresponde a 21% da produção e o setor primário corresponde a 8%. Além disso, algumas de suas universidades são consideradas centros de pesquisa, como a Universidade de Melbourne.

A Austrália exporta carne, trigo, lã e minérios, como bauxita, chumbo, níquel, manganês, ouro e prata.

A Austrália localiza-se entre a América e a Ásia, área estratégica do Pacífico, tanto do ponto de vista comercial e marítimo, como do geopolítico internacional. O comércio internacional é realizado de forma mais dinâmica: hoje a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é responsável por parcela significativa das exportações mundiais.

A Austrália está muito bem equipada para desempenhar o papel de “potência média” no oceano Pacífico.

Governo

O inglês é a língua oficial do país e, até a década de 1960, a Austrália e o Reino Unido mantiveram-se ligados militar e economicamente.

A Austrália faz parte da Comunidade Britânica das Nações (Commonwealth), que se define como “Associação Voluntária de Estados Soberanos”.

O país é uma monarquia parlamentarista, cujo chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, do Reino Unido. O chefe de governo é o primeiro-ministro.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: