Continentes

Oceania

A Oceania é formada por catorze países independentes e 16 territórios formados por milhares de ilhas espalhadas pelo Oceano Pacífico, pertencentes a vários países, como EUA, Reino Unido, França e um estado norte-americano (Havaí).

A Oceania pode ser dividida em três grandes grupos de ilhas: Melanésia, Polinésia e Micronésia.

Melanésia: são ilhas que se encontram mais próximas da Austrália, dentre as quais se destacam Nova Guiné, Ilhas Salomão, Nova Caledônia (dependência francesa) e Fiji. Em muitas ilhas da Melanésia, os habitantes ainda são coletores de produtos naturais; vivem do produto da caça e da criação de porcos selvagens, demonstrando, portanto, um estágio de vida ainda primitivo.

Polinésia: são ilhas situadas na porção mais meridional da zona tropical do Pacífico, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio, como os arquipélagos de Samoa, Havaí, Kiribati, Marquesas, Cook e outros. São habitadas por elementos com características asiáticas, que vivem da caça, pesca e criação de gado.

Micronésia: são pequenas ilhas situadas a sudeste do Japão, entre a linha do Equador e o Trópico de Câncer, destacando-se as ilhas Marianas, Carolinas, Marshall e outras. Muitas dessas ilhas pertencem aos EUA e são utilizadas como bases navais e aéreas.

A Oceania tem 38 milhões de habitantes e 5,0 hab./km2. As maiores cidades são Sidney e Adelaide (Austrália), Auckland (Nova Zelândia), Brisbane (Austrália), Honolulu (Havaí) e Melbourne (Austrália).

Mapa da Oceania

As maiores concentrações demográficas estão na Nova Zelândia e no litoral oriental da Austrália. A Austrália e Nova Zelândia possuem 78% da população da Oceania. O grande Deserto Australiano (Vitória) é praticamente despovoado, sendo uma das maiores regiões despovoadas da Terra.

De modo geral, a atividade econômica das ilhas da Oceania tem por base o turismo, a pesca, a produção de óleos vegetais, de frutas tropicais (banana, abacaxi, coco), sementes oleaginosas, cacau e café.

Destacam-se, também, os recursos minerais explorados em Nauru (fosfatos), Nova Caledônia (níquel), Fiji (cobre e ouro), Ilhas Salomão (ouro, prata, cobre) e outros.

O Meridiano de 180°, que corta o Oceano Pacífico e a Oceania, é utilizado como referência para mudança de data no planeta — é a Linha Internacional de Data.

A Polinésia localiza-se na parte oriental da Oceania,) mais próxima desse meridiano. É a região do mundo onde são registradas as últimas horas de cada dia.

A Micronésia e a Melanésia ficam na parte ocidental da, Oceania; são as áreas onde se inicia cada novo dia do planeta.

Destaques da oceania

A Micronésia é um país formado por 600 pequenas ilhas, com território montanhoso, clima tropical, sujeito a secas e tufões. A micronésia enfrenta escassez de água potável e depende dos EUA para o fornecimento de combustíveis, infra-estrutura e segurança.

Nas lhas Marshall estão os atóis de Bikini e Eneuetak, onde os EUA realizam testes nucleares (1946 a 1958), tornando-os uma área de grande contaminação radioativa.

Palau destaca-se pela sua riqueza coralígena e pela fauna marinha, uma das mais ricas do mundo, o que atrai muitos turistas da oceania.

Nauru está com as suas jazidas de fosfato quase esgotadas. Após décadas de exploração predatória, 80% do país está inabitável e incultivável, com enormes crateras resultantes da atividade mineradora. Nauru importa alimentos, bens duráveis e até água. Em 2002 a OCDE inclui Nauru na lista de paraísos fiscais. Em 2002, Nauru recebe refugiados afegãos, para os quais a Austrália oferece assistência financeira, por não ter recebido esses refugiados. Nauru é a menor república do planeta e a população é 100% urbana.

Papua Nova Guiné é um território montanhoso, vulcânico, clima equatorial e densas florestas tropicais. E o mais extenso e populoso país da Melanésia.

Tuvalu é formado por 9 atóis de coral, Como nenhum ponto se situa a mais de 5 metros acima do nível do mar, Tuvalu corre o risco de submergir nos próximos anos por causa do aumento do nível dos oceanos em decorrência do efeito estufa.

Ilhas Salomão apresentam cadeias montanhosas de grande altitude e vulcões ativos. A economia tem por base a agricultura de subsistência, além da exportação de madeira e da pesca.

Tonga é um arquipélago formado por 170 ilhas vulcânicas e coralinas, cobertas por matas tropicais.

Vanuatu localiza-se no Circulo de Fogo do Pacífico, tendo elevada frequência de erupções vulcânicas, abalos sísmicos e maremotos, o que prejudica o turismo. 70% do PIB corresponde ao setor de serviços financeiros (paraíso fiscal).

Fiji destaca-se pelos solos férteis, que favorecem o cultivo de cana-de-açúcar. O clima tropical e as águas claras atraem turistas.

Fiji enfrentou em 2000/2001 forte tensão entre os nativos fijianos, proprietários das terras, e os descendentes de indianos, que têm o poder econômico, dominando o comércio e as indústrias de transformação da cana-de-açúcar.

Para diminuir a dependência pesqueira, Kiribati desenvolve a agricultura e o turismo.

O Kiribati é formado por 33 ilhas de coral e vários atóis. Em 1999, dois recifes de coral desabitados são encobertos pela água do mar, como resultado do efeito estufa e elevação do nível do mar.

Em Samoa (antiga Samoa Ocidental), a ameaça de destruição das florestas tropicais levou ao desenvolvimento de programas de proteção ambiental nos últimos anos.

Veja também: