Determinados pelos fatores e elementos climáticos, bem como pela atuação das massas de ar, os climas do planeta apresentam alguma variação, dependendo das características do lugar onde eles atuam em diferentes tipos.
É possível distinguir cinco grandes zonas climáticas na superfície terrestre: uma zona quente, duas zonas temperadas e duas zonas frias. Cada uma delas apresenta diferentes tipos de clima que variam em função das temperaturas e das chuvas.
Tipos de climas quentes
Os climas quentes aparecem entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio. Nessa faixa, as temperaturas são sempre altas (superiores a 18 °C, em média), porém a distribuição de chuvas é desigual.
- No clima equatorial, as chuvas, abundantes e regularmente distribuídas ao longo do ano, superam os 2 mil mm/ano. Caracterizado como clima quente e úmido, apresenta pequena amplitude térmica anual, inferior a 4°C. As temperaturas médias oscilam entre 24°C e 27°C.
- O clima tropical também se caracteriza pelas chuvas abundantes, mas elas se concentram em um período do ano. Apresenta duas estações: a chuvosa, no verão, e a seca, no inverno. Apresenta médias térmicas anuais superiores a 20°C.
- O clima desértico aparece tanto nas regiões quentes quanto nas temperadas. Tem chuvas escassas, inferiores a 250 mm/ano, e grandes variações de temperatura ao longo do dia: as noites são muito frias e os dias, muito quentes, com médias mensais acima de 30 °C.
- o clima semiárido caracterizado-se como quente e seco, apresenta poucas chuvas, irregularmente distribuídas ao longo do ano. Os índices pluviométricos são inferiores a 600 mm anuais. As temperaturas apresentam-se elevadas durante todo o ano, com médias térmicas superiores a 30°C
Tipos de climas temperados
Os climas temperados se estendem entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico e entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Especialmente na Europa, as quatro estações do ano são muito bem definidas e há variações significativas de temperatura e de chuvas.
Os principais climas temperados são:
- O clima oceânico ou atlântico, com temperaturas suaves e chuvas abundantes, superiores a 800 mm/ano, durante todo o ano. Pela proximidade dos oceanos, que equilibram as temperaturas por meio das correntes marítimas quentes, os verões e invernos não são tão rigorosos como no continental. As temperaturas médias anuais giram em torno de 20°C.
- O clima continental, caracterizado pelos invernos longos e muito frios, com temperaturas abaixo de 0 °C, e verões curtos e de temperaturas amenas. As chuvas, concentradas no verão, ultrapassam os 600 mm/ano.
- O clima mediterrâneo (e semelhantes), caracterizado pelos invernos curtos e amenos e pelos verões longos e quentes. A pluviosidade é baixa, inferior a 800 mm/ano, e as chuvas se concentram na primavera e no outono.
- O clima subtropical, com temperaturas brandas e chuvas abundantes (acima de 1 mil mm/ano) no verão. As estações do ano são bem definidas, com grande amplitude térmica anual. No verão, as temperaturas médias variam entre 15°C e 20°C e, no inverno, entre 0°C e 10°C
Tipos de climas frios
Os climas frios aparecem nas regiões de altas latitudes e nas altas montanhas.
Distinguem-se em dois tipos:
- O clima polar, que apresenta as mais baixas temperaturas da Terra, ficando, em média, abaixo de 10 °C. As chuvas são quase inexistentes, a forma de precipitação nessas áreas de elevadas latitudes é a neve.
- O clima de alta montanha, com temperaturas muito baixas no inverno e amenas no verão. As chuvas são abundantes e frequentemente ocorrem sob a forma de neve no inverno. Apresenta temperaturas médias anuais inferiores a 0°C.
Por: Paulo Magno da Costa Torres
Veja também:
- Elementos do clima
- Fatores que influenciam o clima
- Diferença entre tempo e clima
- As Zonas Climáticas da Terra
- Fenômenos climáticos
- Ciclones, furacões, tufões e tornados
- Precipitações Atmosféricas