História

Tempo Histórico

Desde a Antiguidade, quando começou a praticar a agricultura, o homem sentiu a necessidade de marcar as diferentes épocas do ano e organizá-las em calendários pelo tempo histórico. Assim, ele se orientava para a época do plantio e da colheita, a época das festas, das cerimônias religiosas etc.

Devido à extensão do tempo histórico, as suas unidades de contagem mais comuns usadas pela História são: ano, década, século e milênio. Eventualmente, encontramos em um texto o termo “geração”; isso corresponde mais ou menos ao intervalo de tempo suficiente para que um indivíduo possa constituir família, o que varia de 20 a 30 anos.

O século é a medida de tempo mais utilizada pelos historiadores. Os anos são representados por algarismos indo-arábicos (1, 2, 3, 4…) e os séculos, por algarismos romanos (I, II, III, IV…).A contagem do tempo na história

Contagem do tempo na história

A contagem do tempo que nós utilizamos no mundo cristão ocidental começou a ser usada no final da Idade Média, e considera o ano 1 como sendo o ano do nascimento de Jesus Cristo. Os períodos anteriores ao nascimento de Cristo são contados em ordem decrescente, sempre acompanhados pelas iniciais a.C. – “antes de Cristo”. Nos anos posteriores ao ano 1, coloca-se apenas a data, pois já se pressupõe que seja “depois de Cristo” – d.C.

Temos o século I (em algarismo romano) correspondendo ao intervalo de tempo que vai do ano 1 ao 100; o século II vai do ano 101 ao 200 e, assim, sucessivamente. Não se esqueça de que essa contagem do tempo prevalece nas sociedades cristãs ocidentais e que, portanto, é apenas uma das maneiras de fazê-la. Isso implica o fato de que em outras sociedades existem diferentes contagens do tempo, que podem se basear em fatos religiosos ou não.

AnoSéculo
1 até 100I
101 até 200II
201 até 300III
301 até 400IV
401 até 500V
801 até 900IX
1001 até 1100XI
1401 até 1500XV
1901 até 2000XX
2001 até 2100XXI

Várias formas de datação foram utilizadas desde a Antiguidade. Os romanos, por exemplo, consideravam como sendo o ano 1 aquele que acreditavam ser o da fundação de Roma. Já os gregos antigos contavam o tempo a partir da realização dos jogos olímpicos. Os árabes contam os anos a partir do ano 622 d.C. do nosso calendário, quando ocorreu a Hégira, fato bastante significativo da história daquele povo.

Mesmo no mundo ocidental houve mudanças no calendário. É o caso da França, em 1792, quando o governo revolucionário modificou o calendário. Os meses passaram a ser denominados de acordo com a estação do ano ou da colheita principal (frutidor = frutas; termidor = calor; nivoso = neve etc.).

Qualquer que seja a contagem do tempo, ela é feita segundo a cultura do povo que a pratica, o que a torna válida sob todos os aspectos. Respeitar as diferenças é um ponto fundamental para se estudar a História.

Curiosidade

Para calcular a que século pertence determinado ano, você pode aplicar a seguinte regra: desprezar a dezena final e acrescentar 1 (um) ao número que sobrou.

Exemplo

Cálculo do tempo histórico

Observação – Se o ano terminar em 00, basta repetir o número que sobrou:

Cálculo dos séculos quando o ano termina em 00

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: