Literatura

Estilos de Época – Literatura

Este artigo pretende explicar o que se compreende por estilos de época, estéticas literárias, escolas literárias, ou movimentos literários. Os autores que vivem em um mesmo tempo, geralmente, apresentam semelhanças em assuntos abordados, linguagem, estrutura textual e visões de mundo pautadas em princípios parecidos, assim, esses autores são reunidos em um único movimento literário.

Cada período da história colaborará para o surgimento de novos estilos de época em literatura devido à vivência de um mesmo contexto histórico por esses escritores. Essa classificação de estilos de época é feita somente após à época em que o movimento ocorre, portanto, percebe-se que alguns escritores apresentam características de escolas literárias que sucederão àquela em que serão encaixados, assim, tornam-se precursores do novo estilo literário que está por vir.

Em oposição, outros autores seguem fielmente às estruturas propostas para o momento em que desenvolvem suas obras. Devido a isso, muitos escritores só são enquadrados em determinada estética literária após a análise de suas obras por críticos literários. Como exemplo, a obra “Memórias de um sargento de milícias” (1854), do romancista Manuel Antônio de Almeida, a qual é classificada como romance romântico com características pré-realistas (o Realismo é o movimento literário que sucedeu ao Romantismo).

Cronologia dos estilos de época

Em Portugal, podemos falar na existência de três eras literárias, que podem ser entendidas como agrupamento de escolas literárias. Podem ser esquematizadas da seguinte maneira:

Era medieval

Trovadorismo: de 1189 ou 1198 (data do primeiro texto conhecido como Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós) até 1418, com a nomeação de Fernão Lopes como Guarda Mor da Torre do Tombo.

Humanismo: de 1418 a 1527, quando Sá de Miranda retorna da Itália e traz para Portugal as normas do estilo clássico.

Era clássica

Classicismo: (também chamado Quinhentismo) de 1527 a 1580, ano da morte de Camões e da perda da independência política para a Espanha.

Barroco: de 1580 a 1756, ano da fundação da Arcádia Lusitana.

Neoclassicismo / Arcadismo: de 1756 a 1825, ano da publicação do livro Camões, de Almeida Garrett.

Era romântica

Romantismo: de 1825 a 1865, ano da chamada Questão Coimbrã ou Questão do bom senso e bom gosto.

Realismo e Naturalismo: de 1865 a 1890, ano da publicação do livro Oaristos, de Eugê­nio de Castro.

Parnasianismo: as propostas fundamentais do Parnasianismo não foram colocadas em prática em Portugal. Por esse motivo, a poesia é também conhecida como poesia realista.

Simbolismo: de 1890 a 1915, data da publicação da revista Orpheu.

Modernismo: de 1915 aos nossos dias.

Estilos de época da literatura

Por: Miriã Lira

Veja também: Estilos Literários