Predicativo do Objeto
O predicativo do objeto indica algo sobre o objeto e só ocorre no predicado verbo-nominal, sendo capaz de modificar tanto o objeto direto quanto o objeto indireto.
Acompanhe o exemplo abaixo:
Observe que o termo péssimo traz uma informação sobre o objeto direto, nos informando que o funcionário foi considerado péssimo.
O predicativo do objeto pode ser expresso por:
a) Substantivo:
b) Adjetivo:
Foi mencionado no início que o predicativo do objeto pode modificar o objetivo indireto também, por isso vale ressaltar que o único verbo que permite isso é o verbo chamar. Assim, veja:
Parafraseando Celso Cunha, alguns dos demais verbos permitem esse predicativo (crer, eleger, encontrar, estimar, fazer, nomear, proclamar, e sinônimos) que será sempre um modificador do objeto direto. Portanto, os filólogos Epifânio da Silva Dias e Martinz de Aguiar preferem considerar esse complemento como objeto direto, mesmo que expresso pelo pronome lhe ou por um substantivo antecedido de preposição. |
Predicativo do sujeito
O predicativo do sujeito é o termo que caracteriza ou classifica o sujeito da oração. Veja alguns exemplos a fim de compreender e saber identificar o predicativo do sujeito em uma oração.
A torta era de morango.
Maria Fernanda parecia triste.
Ele está triste.
Nesse predicativo pode ocorrer a presença de verbo intransitivo ou verbo transitivo, além do verbo de ligação. Acompanhe:
Referências:
- CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: FENAME. 1ª ed. 1972.
- LOPES, Karolina. Manual de redação, gramática & literatura. São Paulo: DCL, 2010.
Por: Miriã Lira