O óleo diesel é derivado do petróleo e constituído, basicamente, por hidrocarbonetos. É formado por átomos de carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio e oxigênio.
É um produto inflamável e medianamente tóxico e com odor forte e característico.
O óleo diesel recebeu este nome em homenagem ao engenheiro Rudolf Diesel, que inventou um meio de explorar a reação química da mistura do óleo com o oxigênio presente no ar.
É o combustível utilizado para movimentar máquinas e motores de grande porte como por exemplo: trator, ônibus, caminhão, embarcações marítimas, etc.
É classificado em vários tipos:
Extra diesel aditivado: Contém aditivos que fazem com que não acumule sujeira no sistema de alimentação de combustível e aumentar a vida útil do motor;
Diesel de Referência (também conhecido como diesel padrão): é utilizado em companhias montadoras de veículos. Utilizam este tipo de combustível para testes e é conhecido como ‘padrão’ pois é utilizado para homologação, teste de consumo, desempenho, etc.
Diesel Metropolitano: Contém menor quantidade de enxofre, é utilizado para os veículos que trafegam em lugares bastante movimentados. Procurando minimizar a quantidade de poluentes;
Diesel Interior: é utilizado em pequenas regiões, onde o fluxo de veículos é menor. A quantidade de enxofre encontrada neste tipo de diesel é um pouco maior do que nos outros.
Fato importante
O óleo diesel é um dos combustíveis mais poluentes, pois libera uma grande quantidade de gases responsáveis pelo efeito estufa. O monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e o enxofre são prejudiciais a saúde e estão presentes no gás liberado pelo óleo diesel durante sua utilização.
Por: Gislaine Monteiro Vasconcelos