O mundo material impressiona pela quantidade e variedade de substâncias que nele existem. Na natureza, há algumas substâncias simples e um grande número de substâncias compostas.
As pesquisas de físicos e químicos sobre a composição da matéria mostram que há pouco mais de cem substâncias simples. Entende-se por substâncias simples aquelas que são formadas por um só tipo de partícula. A prata metálica, por exemplo, é constituída somente por partículas de prata; o ferro metálico é constituído apenas por partículas de ferro; e assim por diante. Essas substâncias têm idêntica constituição em toda a sua extensão e são totalmente homogêneas.
Assim, ao analisar um cristal de diamante, comprova-se que ele é formado por partículas de carbono. Do mesmo modo, ao observar lâminas de ouro com o microscópio metalográfico, constata-se que nele há um só componente: o ouro. Por esse motivo, carbono e ouro são denominados substâncias simples.
Há outras muitas substâncias, formadas por dois ou mais tipos de partículas. Elas são chamadas substâncias compostas.
Na eletrólise da água, por exemplo, obtêm-se sempre duas substâncias simples: o gás oxigênio e o gás hidrogênio. A água é, portanto, uma substância composta. A maior parte da matéria conhecida é formada por substâncias compostas. Nelas, entram dois ou mais elementos (tipos de partículas), sempre combinados em proporções fixas.
As substâncias simples, como hidrogênio, oxigênio, carbono, silício etc, podem ser divididas em partes cada vez menores, até o momento em que a partícula não pode mais ser dividida sem perder suas propriedades características. Essa partícula é chamada de átomo.
- Elemento: é cada um dos tipos de substâncias simples existentes na natureza.
- Átomo: é a menor porção de um elemento que conserva suas propriedades características.
- Molécula: é formada pela união de vários átomos e é a menor porção de substância que conserva suas características próprias.
Os compostos naturais se apresentam como tais na natureza, enquanto as substâncias artificiais têm sido produzidas em laboratórios ou em indústrias. A Química estuda, tanto nas substâncias naturais como nas artificiais, sua composição, seu comportamento, suas propriedades.
Por: Fernanda Medeiros