Histologia

Tecido Cartilaginoso

O tecido cartilaginoso constitui as cartilagens; caracteriza-se pela presença de matriz extracelular consistente, composta, principalmente, de colágeno e proteoglicanos.

Os proteoglicanos são proteínas extracelulares que apresentam grande capacidade de absorção de água, conferindo resistência à compressão. As substâncias presentes na matriz extracelular são sintetizadas e secretadas principalmente pelos condroblastos. Além disso, sintetizam as fibras colágenas e reticulares presentes nas cartilagens.

Após a formação do tecido cartilaginoso, os condroblastos diminuem sua atividade metabólica e sofrem uma retração do volume celular. Após retração e redução de seu volume, os condroblastos se encontram encerrados no interior de uma lacuna da matriz cartilaginosa, passando a ser chamados de condrócitos.

O tecido cartilaginoso é avascular, e as trocas de substâncias, nutrientes e gases, necessárias às células, ocorrem por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo, que envolve a matriz cartilaginosa, denominada pericôndrio. No pericôndrio existem, também, células mesenquimatosas indiferenciadas, que podem se diferenciar em condroblastos, permitindo, assim, crescimento e regeneração do tecido cartilaginoso.

Tecido cartilaginoso.
Fotomicrografia de corte histológico de tecido cartilaginoso, evidenciando os condroblastos e condrócitos

As cartilagens são encontradas em diversos grupos de vertebrados, formando, por exemplo, nos peixes cartilaginosos, como raias e tubarões, o esqueleto. Em outros vertebrados, por exemplo, na espécie humana, os embriões apresentam esqueleto cartilaginoso, que é substituído pelos ossos durante o desenvolvimento embrionário.

Nos adultos, as cartilagens, que sustentam o nariz e as orelhas, também estão presentes na traqueia, nos brônquios, revestindo as extremidades de alguns ossos, permitindo deslizamento suave das articulações e amortecendo o impacto, por exemplo, entre as vértebras, a articulação do joelho etc.

Tipos de cartilagem

Dependendo do tipo e da quantidade de fibras presentes na cartilagem, ela pode ser classificada em três tipos: hialina, elástica e fibrosa.

Cartilagem hialina: apresenta matriz homogênea com quantidade moderada de fibras colágenas. É a mais comum, encontrada, por exemplo, no nariz, nas orelhas, na laringe, nos anéis da traqueia e dos brônquios. No feto, a cartilagem hialina constitui seu esqueleto, que será posteriormente substituído pelo tecido ósseo.

Cartilagem elástica: é semelhante à cartilagem hialina, porém apresenta, além das fibras colágenas, grande quantidade de fibras elásticas, o que confere maior elasticidade e resistência à tração. Encontrada principalmente no pavilhão auditivo, no septo nasal, na epiglote e na laringe.

Cartilagem fibrosa: denominada também de fibrocartilagem, apresenta grande quantidade de fibras colágenas, sendo, portanto, a mais resistente das cartilagens. Encontrada geralmente asso- ciada às articulações do corpo humano e aos pontos de grande tensão como, por exemplo, onde os ligamentos e os tendões se fixam aos ossos, nos ossos da bacia e do púbis e entre as vértebras.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também: