Nas comunicações bilaterais orais (o debate, a assembleia, a reunião), o diálogo concentra-se em um ou mais temas pré determinados e, frequentemente, é dirigido por um mediador Trata-se de reuniões em que se discute um tema concreto.
O debate
O debate é um diálogo formal, argumentativo, no qual duas ou mais pessoas expõem seu parecer sobre um determinado assunto. O assunto deve ser potencialmente polêmico, para que resulte em um possível confronto de opiniões.
Nos debates, a argumentação tem grande importância, pois é a ela que os participantes devem recorrer para defender seu ponto de vista.
Entre os participantes do debate, destaca-se a figura do mediador, que, entre outras funções, encarrega-se de controlara ordem das intervenções, de cedera palavra a cada interlocutor e de cuidar para que os participantes se concentrem no assunto pré determinado e exponham suas opiniões respeitosamente.
O desenvolvimento do debate apresenta, geralmente, a seguinte estrutura:
- Introdução. Na introdução, o mediador apresenta os participantes e expõe o tema sobre o qual se vai debater. Exemplo:
- Exposição inicial. Cada participante anuncia sua posição acerca do tema.
- Discussão. É a parte central do debate, na qual os interlocutores confrontam e defendem suas opiniões.
- Conclusão. Cada participante sintetiza sua posição, que pode coincidir com a inicial ou pode ter se modificado.
- Despedida. É responsabilidade do mediador, que resume as opiniões expressas e finaliza o debate.
Quem participa de um debate (ou mesmo de uma conversa) deve expressar as próprias opiniões procurando não ferir a sensibilidade ou as crenças dos interlocutores. Para apresentara própria opinião em um diálogo, existem algumas fórmulas que servem para esclarecer os comentários, enfatizando o caráter subjetivo das afirmações. Exemplos:
Quando se contesta a opinião formulada por outro debatedor, podem-se empregar algumas expressões que contribuem para atenuar a oposição, como:
Como fazer um debate
Um debate consiste em uma discussão travada por um grupo de debatedores sobre um tema específico, estabelecido com antecedência, seguindo-se um esquema prévio, diante de um grupo de espectadores. A organização e o desenvolvimento do debate dependem em grande parte do moderador, que dirige as intervenções, estabelece a ordem das falas e tira conclusões gerais, entre outras tarefas.
Os participantes devem ser especialistas no tema tratado, pois se pretende que o grupo ouvinte obtenha informação atualizada a respeito do tema debatido e conheça pontos de vista relevantes.
Nos debates, as informações ou os dados expostos podem proceder de diversas fontes; basta que sejam completos, claros e estejam reforçados por conceitos e ideias que façam a audiência refletir sobre o tema.
Em um debate, é fundamental conhecer as diferentes técnicas de dinâmica de grupos, pois, no final, deve-se assegurar um turno de perguntas seguido de uma discussão organizada, na qual o público pode intervir livremente.
Por: Paulo Magno Torres