As matérias-primas são uma importante fonte de renda. Os países ricos monopolizam o capital e a tecnologia necessários para explorá-las, enquanto as nações pobres, que detêm mais de 50% desses recursos, muitas vezes carecem de condições para fazê-lo.
Tipos de matérias-primas
As matérias-primas são produtos de origem vegetal, animal ou mineral que podem ser transformados e utilizados pela indústria para elaborar outros produtos.
Dependendo de sua origem, podem ser classificadas em:
- Matérias-primas vegetais, como madeira ou algodão, em geral derivadas da agricultura e com as quais se fabricam móveis e tecidos.
- Matérias-primas animais, como o couro e o leite das vacas, derivadas da pecuária.
- Matérias-primas minerais, que por sua vez se dividem em:
- Minerais metálicos, como ferro e cobre, que são utilizados nas indústrias metalúrgicas.
- Minerais não-metálicos, como o enxofre e a fluorita, empregados na indústria química, entre outras.
- Rochas industriais, como o gesso e o granito, fundamentais para a indústria da construção.
As matérias-primas minerais constituem um importante pilar do desenvolvimento industrial.
Distribuição das matérias-primas minerais
Os processos geológicos que a Terra sofreu ao longo do tempo provocaram uma distribuição desigual dos minerais no planeta.
A riqueza minera! do subsolo vem sendo aproveitada pelo ser humano desde tempos remotos. Quando um mineral é encontrado em um determinado local em quantidades muito superiores às normais, significa que há uma jazida com possibilidade de exploração.
Porém, nem sempre a exploração de uma jazida é rentável. Para que isso ocorra, é preciso que haja uma concentração de mineral suficiente que permita sua exploração a médio e longo prazos; deve tratar-se de um tipo de mineral que tenha um preço superior aos custos de sua extração e deve haver uma demanda importante por parte de pessoas ou empresas que justifique o trabalho realizado.
Por: Paulo Magno da Costa Torres