O Sistema Solar abrange oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, além de outros planetas anões, como Plutão.
Os planetas do Sistema Solar são divididos em dois grandes grupos: planetas internos, ou rochosos, e planetas externos, ou gasosos. Além de matéria e força da gravidade, um dos fatores que influenciaram no tipo de formação dos planetas foi a distância deles em relação ao Sol.
As temperaturas elevadas próximo ao Sol favoreceram a formação de planetas rochosos ao seu redor. Esses planetas possuem menor tamanho em relação aos demais.
As temperaturas mais baixas após Marte favoreceram a formação de planetas muito maiores, chamados de gigantes gasosos. São grandes esferas de gás comprimido, como hidrogênio e hélio.
Planetas rochosos:
São de natureza rochosa, de pequeno tamanho e de rotação lenta.
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e o de menor tamanho. Em 1974, a sonda Mariner 10 mostrou que ele apresenta uma superfície semelhante à nossa Lua, marcada por crateras, resultante do impacto de diversos corpos celestes, como meteoritos.
Vênus
Vênus é conhecido poeticamente como estrela-d´alva ou estrela vespertina, podendo ser visto ao amanhecer ou ao entardecer.
Apresenta atmosfera densa e opaca, com grande quantidade de gás carbônico, o que gera um grande efeito estufa, elevando a temperatura da superfície a quase 500 °C.
A sonda Magalhães mostrou uma superfície com crateras imensas, vulcões e um canal que o serpenteia ao longo de 6.800 km.
Terra
A principal característica do planeta Terra é o conjunto de condições que favorecem a existência de muitas formas de vida.
A Terra exibe uma atmosfera azul, como resultado da reflexão dos raios solares nas moléculas de oxigênio e nitrogênio. 70% de sua superfície é coberta por oceanos.
Marte
Marte, chamado de planeta vermelho, possui aproximadamente metade do tamanho da Terra. Pode ser visto a olho nu porque apresenta no solo elevado nível de óxido de ferro e uma coloração avermelhada de brilho intenso.
Marte parece ser um planeta que sofreu grandes mudanças na superfície, e é possível que haja água líquida, concentrada em pequenas profundidades no subsolo.
Possui enormes vulcões, entre os quais o Monte Olimpus, o maior vulcão conhecido do Sistema Solar e um enorme cânion, o Valles Marineris, que cruza o planeta em sua porção equatorial.
Marte possui calotas polares de gelo e de gelo seco (gás carbônico sólido).
Planetas exteriores:
São gigantes gasosos que correspondem a enormes esferas de gás comprimido.
Júpiter
Júpiter é um globo achatado, com franjas de nuvens paralelas, na altura da linha do Equador e que mostram uma grande movimentação.
Esse gigante gasoso é o maior planeta do Sistema Solar, seu diâmetro é cerca de 11 vezes maior que o da Terra e seu volume é 1.300 vezes maior que o da Terra.
A composição de Júpiter é parecida com a do Sol, sendo formado principalmente por gás hidrogênio e gás hélio. Ao seu redor apresenta 3 finos anéis.
Saturno
Saturno é inconfundível pela presença de belos anéis compostos de partículas geladas. É o segundo maior planeta do Sistema Solar e o último que pode ser visto a olho nu. Sua composição é semelhante à de Júpiter e à do Sol, sendo formado por gás hidrogênio e gás hélio.
Urano foi descoberto em 1781 e, devido aos gases de sua atmosfera apresenta a cor azul-esverdeada.
A atmosfera do planeta Urano é formada por gás hidrogênio, gás hélio e gás metano em menor quantidade, o qual é responsável pela coloração azulada.
Urano
Urano, como todo gigante gasoso, também apresenta um sistema de anéis.
Foram descobertos em 1977 e até hoje são conhecidos 11 anéis, mais escuros e mais estreitos que os de Saturno.
Netuno
Netuno, considerado um planeta quase gêmeo de Urano, é o oitavo planeta do sistema solar. Netuno também possui anéis bastante escuros como os de Júpiter e Urano.
A atmosfera em Netuno é densa, formada por gás hidrogênio, gás hélio e gás metano.
Por: Wilson Teixeira Moutinho