Se não tomarmos medidas urgentes para frear a contaminação do ar, será impossível viver com saúde. Todos os seres, de alguma forma, são prejudicados com a poluição atmosférica.
Há, contudo, muitas formas de minimizar esse problema:
Gasolina sem metais pesados
Para facilitar a combustão da gasolina, são adicionados metais pesados como o chumbo, que melhora o rendimento e a potência do motor. Porém, este material é liberado depois com a fumaça, através dos escapamentos dos veículos. Desse modo, o ar se torna contaminado por gases e compostos que provocam graves danos aos seres vivos.
Atualmente, já é possível utilizar a gasolina sem chumbo que proporciona o mesmo rendimento do motor. Além de ser mais barata, é menos nociva ao meio ambiente. Para isso, as indústrias devem preparar adequadamente os veículos para o consumo desse combustível.
Filtros
As fumaças liberadas pelas chaminés de indústrias, centrais térmicas, usinas e pelos veículos podem ser reduzidas utilizando-se filtros.
Os filtros retêm os gases através de um catalisador, que é um sistema de filtros que contêm substâncias químicas que reagem com a fumaça, transformando-a em outras substâncias inertes, ou seja, que não têm efeito prejudicial ao ambiente. O uso obrigatório de catalisadores nos carros novos pode parecer um gasto elevado, mas se torna pequeno quando comparado com o valor dos gastos com saúde e conservação da natureza.
Combustíveis ecológicos
O uso de micro-organismos para transformar produtos vegetais, como cana-de-açúcar, mandioca, madeiras de crescimento rápido, castanhas e muitos outros materiais, em combustíveis tem muitas vantagens. Além de serem combustíveis renováveis, são substâncias cuja combustão produz dióxido de carbono e água, produtos bem menos poluentes que os dos combustíveis fósseis.
A tecnologia atual indica que, em pouco tempo, estaremos substituindo os combustíveis fósseis pelo hidrogênio. Este gás é o elemento mais abundante no Universo, reage com o oxigênio e produz água.
Há indústrias que já estão estudando a montagem de linhas de veículos movidos por este combustível, como Necar-4, que não produz CO2. O maior desafio é baixar os custos de produção da bateria de hidrogênio que substituiria o tanque de gasolina e funcionaria como um gerador industrial.
Outras alternativas para se obter energia limpa, sem gerar poluição no ambiente, é o uso dos ventos – energia eólica – e a partir da luz do Sol – energia solar.
O reflorestamento de áreas desmatadas e a preservação de áreas verdes e de vegetação nativa são importantes para o equilíbrio ambiental. As indústrias de papel necessitam de milhões de metros cúbicos de madeira por ano e são as indústrias que mais consomem energia. A conscientização da população para coleta seletiva do lixo e reciclagem de papel e papelão poderá diminuir o corte de árvores e o consumo de energia.
A educação ambiental, por meio de campanhas educativas de conservação e de incentivo para arborização de ruas e praças, é uma medida importante para preservar o ambiente.
O controle da quantidade de veículos automotores nos centros das grandes cidades em certas épocas também é importante.
Devemos sempre insistir para que as autoridades estaduais e municipais criem serviços especializados para medir e controlar os índices de poluição na atmosfera.
Por: Wilson Teixeira Moutinho
Veja também:
- Poluição do Ar
- Gases Poluentes da Atmosfera
- Aquecimento Global
- Efeito Estufa
- Problemas Ambientais Urbanos
- Fatores que alteram o clima
- Fontes Alternativas de Energia